domingo, 24 de julho de 2011

Fernando Mendes




"Sou fã incondicional do cantor e compositor Fernando Mendes. Minha admiração por FM começou nos anos 1970, quando ouvi ele cantar seu primeiro grande sucesso "A Desconhecida". Os anos foram passando, e a minha admiração por ele só aumentou. E acompanhando sua brilhante carreira, pude saber mais, conhecê-lo melhor e ter a certeza que, além de excelente artista FM é um ser humano extraordinário, que merece todas as homenagens possíveis! O meu blog, é mais uma forma que encontrei de homenageá-lo, por tudo que ele representa para seus fãs e para a história da música brasileira. Adoro suas canções e as mensagens que ele transmite através delas!!!
Valda Fernandes ( Imperatriz/MA )
[ Fonte (frase): Blog - opordosolfan1.blogspot.com ]


Nome completo: Luiz Fernando Mendes Ferreira
Nome artístico: Fernando Mendes
Codinome: O "Rei das Canções Sentimentais"
Data de nascimento: 07/05/
Local: Conselheiro Pena/MG
Gênero: Popular-Romântico


BIOGRAFIA - 1
                   
No final de 1972 entrava no cenário musical o cantor mineiro Fernando Mendes. "A Desconhecida", gravada recentemente pelo cantor Leonardo,  foi a canção que projetou o cantor em todo território nacional. Lançada em compacto simples, subiu rapidamente ás paradas de sucesso e com força total!  

Sua primeira apresentação na TV, foi no programa do Chacrinha, e a partir daí o jovem Fernando Mendes não parou mais, seguiu a carreira musical, interpretando suas próprias canções, que fazem sucesso não só no Brasil, mas em muitos países do mundo!
  
A música "Recordações", foi o segundo sucesso de Fernando Mendes. Faixa de seu primeiro LP que, em menos de três meses, chegou á casa dos 100 mil discos vendidos. Ao mesmo destino chegaria o compacto-duplo que projetaria seu novo sucesso: "Caminho Incerto".   

Em 1974, Fernando Mendes fazia excursões pelo Brasil numa média de 10 a 15 cidades por mês. Verdadeiro ídolo das massas populares, o artista teve seu segundo LP lançaado no final de 1974 que voltou a repetir o feito dos anteriores, com a música "Ontem, Hoje, Amanhã".  Fernando chegou no auge de sua carreira em 1975, quando seu terceiro LP apresentou a faixa "Cadeira de Rodas" que teve  mais de 250 mil LPs vendidos em poucos meses, rendendo-lhe vários prêmios inclusive discos de ouro. 

Em 1976, dois novos sucessos: "A menina da Calçada" e "Sorte tem Quem Acredita Nela", tema da novela "Duas Vidas" exibida pela Rede Globo de Televisão.
Aos que acreditavam no seu bom gosto musical, Fernando Mendes presenteou o público brasileiro gravando também "Quero andar nas minhas pernas", um pot-pourri com músicas de Milton Nascimento, Caetano Veloso, Dorival Caymmi e Ednardo. Também gravou outros mestres da música como Chico Buarque e Vinicius de Moraes.  Em 1977, Fernando faz outra homenagem aos seus ídolos do Jovem Guarda, gravando uma adaptação para "Festa de Arromba" de Roberto & Erasmo Carlos.   

Em 1978, Fernando Mendes lança seu sexto LP,  e agora com as músicas "Sádico Poeta", "Eu vim da Roça" contando com a participação especial de nada mais nada menos que o inesquecível Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião" que tocou e cantou uma seleção de baiões que ficaram na história da música popular brasileira: o "Baião Collection".

1979 foi o ano que Fernando compôs e lançou "Você não me Ensinou a te Esquecer",  gravada atualmente por Caetano Veloso, Bruno & Marrone, Christian & Ralf, entre outros.  Devido ao grande sucesso, a canção cheia de romantismo foi prêmio da ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos) e Prêmio Villa Lobos como o disco mais vendido! Tema do Filme Lisbela e o Prisioneiro, a canção foi indicada para Grammy Latino 2004 e rendeu ainda mais prestígio e reconhecimento á sua carreira artística.
As canções de Fernando Mendes continuaram desde então, a ser lançadas em versões mais atuais. Em 1999 Fernando reuniu seus maiores sucessos  em um único CD ao vivo! E para 2007, o músico traz uma novidade aos fãs de todo Brasil, um DVD ao vivo que contará com a participação de cantores consagrados da MPB. Um trabalho feito com carinho que, certamente, vai agradar á todos que acompanham a arte e a carreira de Fernando Mendes.   

Nome: Luiz Fernando Mendes Ferreira
Aniversário: 7 de maio
Passatempo preferido: Televisão
Um cantor: Roberto Carlos
Uma cantora: Maria Bethânia
Um tipo de mulher: Todas!
Prato Preferido: Frango com quiabo.
Como se define: Caseiro e interiorano.
O que pensa dos fãs: É Impossível viver sem eles
Um sonho: Um mundo melhor

[ Fonte: www.fernandomendes.com ]



BIOGRAFIA - 2

Luiz Fernando Mendes Ferreira (Conselheiro Pena, Minas Gerais, mais conhecido como Fernando Mendes, é um cantor e compositor brasileiro.

Destacou-se na década de 1970 com a música Cadeira de Rodas, que vendeu mais de um milhão de cópias e foi executada nas rádios de todo o país.

Entre os prêmios que ganhou, está um disco de ouro e o prêmio Villa Lobos de disco mais vendido de 1979 com a música Você Não Me Ensinou a Te Esquecer, com arranjo de Hugo Bellard.

Fez shows no Brasil e no exterior e participou de vários programas de televisão. Atualmente continua compondo e se apresentando nos palcos brasileiros.

Início da Carreira Artística

A carreira de Fernando Mendes começou concomitantemente à de José Augusto, com quem compôs e gravou algumas canções. Seu primeiro sucesso foi gravado em 1973: a música A Desconhecida, de sua autoria, regravada pelo funkeiro Mister Mu, no início dos anos 1990.

Além de Cadeira de Rodas e A Desconhecida, primeiros grandes sucessos, e Você Não Me Ensinou a Te Esquecer, Fernando Mendes também teve uma música na novela da TV Globo Duas Vidas de 1976: Sorte Tem Quem Acredita Nela, com arranjo de Hugo Bellard.

Sucesso com Caetano Veloso

Mas a "volta" de Fernando Mendes ao cenário musical foi a regravação de Você Não Me Ensinou a Te Esquecer, por Caetano Veloso para a trilha sonora do filme "Lisbela e o Prisioneiro". A regravação rendeu uma redescoberta do compositor e cantor mineiro, que teve uma coletânea lançada pela Som Livre.

Em 1974, teve uma música censurada pela ditadura militar chamada Meu Pequeno Amigo, que fazia referência ao caso Carlinhos, um sequestro de grande repercussão na época e não elucidado até hoje.

[ Fonte: wikipédia, a enciclopédia livre ]



FERNANDO MENDES
Por Thiago de Góes

Josué Ribeiro, do site musicapopulardobrasil deu a dica: está no ar o site de Fernando Mendes: www.fernandomendes.com

Nele, você pode ler a biografia do cantor, matérias sobre ele na imprensa e as letras de suas canções. Você também pode conhecer a biografia completa do autor de “Cadeira de Rodas” e conferir sua agenda de shows. E ainda ouvir uma rádio com suas músicas, ver fotos  e até deixar recados num mural.

Se você curte a verdadeira música popular brasileira, com certeza você sabe quem é Fernando Mendes. Mas se você é daqueles que só conhecem e respeitam a sigla MPB, vou te dar uma dica:

Fernando Mendes é o compositor da música “Você não me Ensinou a te Esquecer”, que você achou muito chique na voz de Caetano Veloso e na trilha do filme Lisbela e o Prisioneiro.  No meu livro Contos Bregas, há três histórias inspiradas em canções de Fernando: "Menina da Calçada", "Você não me Ensinou a te Esquecer" e "Cadeira de Rodas".

Sobre o assunto, eu destaquei algumas passagens intrigantes de matérias jornalísticas disponibilizadas no site de Fernando. Vejam só:

- “O Brasil é a única nação do mundo que classifica música olhando a posição social de quem escuta e compra a música. Como pode um país brega em comportamento ser tão preconceituoso com a sua própria breguice?” ACONTECE.COM.

- A divisão de classes e econômica é invocada por Caetano para falar de suas preferências musicais. “Este negócio de gravar música dita brega é para mim mais que um projeto musical. É um projeto de vida”, diz ele. “Gravar esses compositores sempre foi para mim uma forma de gritar contra o apartheid social brasileiro.”  FOLHA DIÁRIO DE SÃO PAULO

- A CRÍTICA - Você já foi criticado por seu estilo, que alguns dizem ser cafona, brega. Como você mesmo define suas criações?

FERNANDO MENDES - Por chamarem de brega, disseram que não tinha nada a ver com o Caetano, e ele disse, "Como não tem nada a ver? É música!". Brega era um lugar onde a gente ia, era um substantivo e hoje é um adjetivo com que falam mal da gente. Quando me perguntaram o que eu achava, eu disse, "Brega é o termo, a palavra, o nome, que o invejoso usa pra criticar o vitorioso". O Caetano elogiou: "Gostei da sua definição". JORNAL A CRÍTICA - MANAUS

[ Fonte: contosbregas.zip.net ]



HOMENAGEM / Zé Wilson

Os blogs/sites Vozes Brasileiras, Arapiraca Legal, Vinícius de Aquino/Musicblog e CP Notícia, e os cantores/compositores Fernando Mendes, José Augusto e Sílvio Brito prestam uma homenagem ao genial cantor e compositor Zé Wilson.

Zé Wilson de Volta a Conselheiro Pena Depois de 13 Anos
( Em 15/07/2009 )

O cantor e compositor Zé Wilson, retorna a sua cidade natal (Conselheiro Pena), após 13 anos. Zé Wilson nasceu e cresceu em Conselheiro Pena, é filho do popular Marciano Carroceiro. Zé Wilson vive nos Estados Unidos e não vinha a Conselheiro Pena a 13 anos. Ele tem em seu currículo grandes composições, entre elas se destacam: ‘Cadeiras de Rodas’, ‘Você não me ensinou a te esquecer’, ‘Bem feito’, ‘Ontem, hoje e amanhã’, ‘Ídolo de cera’ e ‘Faz tanto tempo’.

Nomes como Fernando Mendes, parceiro de Zé Wilson, Bruno & Marrone, Caetano Veloso, Silvio Brito, José Augusto, Christian & Ralph e Latino, gravaram músicas compostas por Zé Wilson.

De todas as musicas composta por Zé Wilson, a mais lembrada é “Você não me Ensinou a te Esquecer”. Musica que foi sucesso na voz de Fernando Mendes, também foi gravada por Caetano Veloso e virou tema no filme brasileiro Lisbela e o Prisioneiro. Zé Wilson também tem varias musicas vertidas para o Espanhol, Italiano e recentemente a música “Você não me ensinou a te esquecer” foi gravado em hebraico.

Em Conselheiro Pena

Zé Wilson chegou na cidade no dia 10 deste mês de junho, segundo ele ao chegar na cidade ficou surpreendido com as mudanças. “A prioridade desta vinda ao Brasil foi ver meu pai, Sr. Marciano carroceiro, e amigos”, afirma o cantor. No bate papo com o CP Notícia também marcou presença o amigo de Zé Wilson há 40 anos sr. Jose Miranda, conversando eles relembram a década de 60, quando Fio Maravilha era destaque no futebol brasileiro.

CD Vida de Imigrante

Recentemente Zé Wilson lançou seu primeiro trabalho em sua própria voz. O cantor preparou uma serie de canções inéditas, adicionou um punhado de seus maiores sucessos e fez o álbum ‘Vida de Imigrante’. Neste álbum se destacam as musicas: ‘Vida de imigrante’ e ‘Aeroporto solidão’, que relatam o conflito sentimental do imigrante. No CD também se destaca a música ‘Meu Nome é Zé’, que segundo o cantor é a única música de cunho pessoal. O cantor fala também da música ‘Tilin de Couro’ que fez em homenagem a seu pai. “Tilin de couro, era um couro usado para tapar as cargas carregadas pelos animais e durante a noite servia de cama para os tropeiros”, explica o cantor.

Zé Wilson afirma que se sente um compositor muito feliz, e que suas composições são feitas com fundamentos, “Prefiro que minha música leve uma mensagem para quem ouvir”, conclui o cantor.

[ Fonte: www.cpnoticia.com.br ]


Zé Wilson (En)Canta New York / Salve a Música Brasileira / ( 27/11/2007 )

Numa solenidade de gala, aconteceu em New York, a festa de premiação a brasileiros que se destacaram, não só em New York, mas em diversos Estados Norte-Americano.

Dentre tantas homenagens, orgulhosamente, Consselheiro Pena/MG esteve bem representado com a presença do cantor e compositor Zé Wilson. Dono de dezenas de músicas consagradas por diversos artistas nacionais e internacionais (músicas de Zé Wilson, também gravadas em espanhol), Zé recebeu os aplausos da plateia presente e deu uma canja, interpretando a canção "Você não me Ensinou a te Esquecer".

Nossa homenagem e parabéns ao grande astro José Wilson Martins - o nosso "Zé Wilson".

[ Fonte: viniciusdeaquino.musicblog.com.br ]

[ Editado por Pedro Jorge ]


CONTATOS PARA SHOWS  / ESCUTE A RÁDIO FM

Site oficial: www.fernandomendes.com

SAIBA MAIS

Blog oficial: fernandomendes.blogspot.com
Site oficial: www.fernandomendes.com
Blog: viniciusdeaquino.musicblog.com.br

Um comentário:

  1. SOU MUITO FÃ DO FERNANDO MENDES DESDE O SEU PRIMEIRO SUCESSO QUE FOI A DESCONHECIDA . SO POSSO DIZER QUE AMO ELE DEMAIS!!

    ResponderExcluir