sábado, 23 de julho de 2011

Isolda


“Quero mostrar o que estou fazendo agora. O que fiz antes as pessoas já ouviram na voz de grandes intérpretes. Não tenho pretensão de ser cantora”
Isolda
[ Fonte (frase): www.radiocriciuma.com.br ]

Nome completo: Isolda Bourdot
Nome artístico: Isolda
Codinome: "A Compositora do Rei"
Data de nascimento: 09/01/1957
Local: São Paulo/SP
Gênero: Popular-Romântico

UNIVERSO MUSICAL

Isolda: A Compositora do Rei Mostra Sua Cara
Por Marcos Paulo Bin (27/06/2006)

Isolda concedeu uma entrevista coletiva falando sobre seu primeiro CD, Tudo Exatamente Assim, na Praia de Ipanema/RJ.

Foi abaixo o “mito Isolda”. Talvez por discrição, timidez ou pelo fato de poucas vezes ter sido vista em público, a compositora paulista – autora de mega-hits como Outra Vez (interpretada por Roberto Carlos), O Pior É Que Eu Gosto (Alcione) e Sou Eu (Simone) – criou no imaginário coletivo a figura de uma pessoa sisuda, fechada, enigmática. Que nada.

Em uma coletiva de imprensa, no Rio, Isolda Bourdot revelou-se o oposto da imagem que construiu em mais de 30 anos de carreira. Muito simpática, sincera e bem-humorada, a compositora tirou sarro das inúmeras histórias que cercam seu nome.

“Muitas pessoas duvidam que sou eu quando me vêem. Acham que Isolda, na verdade, é um homem que usa esse pseudônimo. Mas eu sou mulher, garanto que não fiz operação!”, brinca a compositora.

O isolamento que deu origem a essa e outras histórias chegou ao fim. Isolda decidiu mostrar a cara por causa do lançamento do CD Tudo Exatamente Assim, que representa uma estréia dupla: é seu primeiro trabalho como cantora e o primeiro título de seu selo, Toca Disc.

Assim como a Isolda mulher é muito diferente da Isolda mito, a compositora que marcou seu nome na Música Popular Brasileira guarda poucas semelhanças com a artista que se apresenta ao público em Tudo Exatamente Assim.

Conhecida por suas canções de apelo popular, Isolda mostra um lado sofisticado, jazzístico, que remete à música americana dos anos 40 e 50. A sonoridade é fruto da produção e dos arranjos do pianista Beto Bertrami, que convocou para as gravações músicos tarimbados como Alceu Maia (cavaquinho) e Luca Bulgarini (violão).

“Compor é como criar um personagem”, afirma Isolda, que não seguiu essa definição em seu próprio disco. “Jazz é o tipo de música que ouço em casa. Fiz um CD que eu compraria. Quem tiver o mesmo gosto vai comprar.”

A Compositora do Rei

Com mais de 300 músicas gravadas, Isolda optou por fazer um CD com repertório basicamente inédito. A exceção é Outra Vez, música que abre o disco, maior sucesso entre as 10 composições de Isolda gravadas por Roberto Carlos – fato que lhe rendeu o título de “A Compositora do Rei”.



Homenagem ao Irmão

A inclusão de Outra Vez no CD não tem apenas um significado comercial. Esta foi a música que abriu as portas do mercado para Isolda depois que seu irmão e primeiro parceiro, Milton Carlos, morreu em 1976.

“Aquilo foi o fim do mundo para mim”, recorda-se. “Pensei em parar de compor, mas os amigos me incentivaram a continuar. O que não me fez parar, ou não voltar atrás em minha decisão, foi ter mandado uma fita com cinco músicas para o Roberto Carlos. Nunca imaginei que ele gravaria justamente Outra Vez.”

Em Tudo Exatamente Assim, Isolda encontrou outras duas formas de homenagear Milton Carlos. Uma delas foi resgatando uma antiga parceria dos dois, a canção Voz Ativa. A segunda foi compondo a música Chorando, que joga com dois sentidos da palavra choro: o verbo, uma forma de representar a saudade do irmão, e o ritmo musical, do qual ele era fã.

No ano em que são lembradas as três décadas da morte de Milton Carlos, Isolda planeja mais uma forma de manter viva a memória do irmão. Ela negocia com a Sony-BMG o relançamento dos LPs de Milton Carlos, que sairiam pela primeira vez em CD, pela Toca Disc.

Isolda procura uma gravadora para distribuir os produtos do selo. Por enquanto, o CD Tudo Exatamente Assim pode ser encontrado no site oficial da compositora e, agora, também cantora. 

*Marcos Paulo Bin é editor do unviersomusical.com.br.

[ Fonte: www.radiocriciuma.com.br ]




BIOGRAFIA
Por Dárcio Fragoso

A brilhante compositora Isolda, paulistana nascida em 09/01/1957, teve forte "influência" musical da família: bisavô e  avô maestros e compositores, tornar-se-ia uma das melhores compositoras de músicas românticas a partir dos anos 1970.  Iniciou a compor ainda menina juntamente com o irmão fazendo músicas para seu teatrinho de bonecos; já mocinha, sempre com o irmão Milton Carlos passaram a inscrever suas músicas nos festivais, muito em moda nas décadas de 1960 e 70.

Em 1973 através do amigo comum Eduardo Araújo, Roberto Carlos  gravou  "Amigos Amigos" de Isolda e  Milton. Foi o primeiro grande sucesso de público da dupla de compositores. Repetiu-se o sucesso no ano seguinte com o mesmo Roberto Carlos gravando "Jogo de damas"; no mesmo ano Roberto gravou "Elas por Elas" e Wando gravou "Na Boca do Povo", todas de Isolda e do irmão Milton; em 1976 novamente Roberto Carlos gravou com grande sucesso "Um jeito estúpido de amar" e "Pelo avesso"; Milton Carlos gravou também da dupla "Um Acalanto", "Uma Valsa por Favor", "Último Samba-Canção", "Me Mata" e "Vexame"; ainda em 1976 Ângela Maria gravou "Nunca Mais" e Agnaldo Rayol "Eu Levo uma Cruz na Corrente". 

Prematuramente o irmão Milton faleceu num acidente em 1977; mesmo muito abalada com a morte do irmão e parceiro, Isolda compôs nesse mesmo ano sua primeira música sem a parceria do  irmão: "Outra Vez" que tornou-se seu grande sucesso na gravação de Roberto Carlos e que teria inúmeras gravações de outros artistas como Altemar Dutra, Simone, Emílio Santiago e outros além das gravações no exterior de Pepino di Capri, Armando Manzanero e Ray Conniff. 

Apesar do grande sucesso alcançado através de 90 músicas compostas em parceria com o irmão e solo, Isolda sempre teve comportamento sóbrio e discreto.

[ Fonte: www.paixaoeromance.com ]


Isolda Finaliza Livro de Auto-Ajuda
Por Fábio Vizzoni ( 31/08/2006 )

A cantora e compositora Isolda acaba de finalizar seu livro: uma espécie de manual de auto-ajuda feito sob medida para compositores em fase de aprendizado no mundo da música.

O livro, que está em fase de impressão, explicará, entre outras coisas, o "caminho das pedras" que o músico deve seguir, como mostrar suas canções aos artistas etc, e será lançado em breve, em eventos programados em diversas Cidades do País.

Isolda também prepara o relançamento em CD dos álbuns do irmão, Milton Carlos, através de seu recém-criado selo, Toca Disc.

[ Fonte: www.musicaeletra.com.br ]

[ Editado por Pedro Jorge, em 09/09/2011 ]

Um comentário: