segunda-feira, 25 de julho de 2011

Padre Fábio de Melo


“Eu sou um contador de histórias... Gosto de me aventurar no universo das palavras, gosto de vê-las clamando por minhas mãos, desejosas de saírem da condição de silêncio. Escrever é uma forma de desvendar o mundo."
Padre Fábio de Melo 
[ Fonte (frase): talentosproducoes.com ]


Nome completo: Fábio José de Melo Silva
Nome completo: Padre Fábio de Melo
Data de nascimento: 03/04/1971
Local: Formiga/MG
Gêneros: Música-Mensagem, Católica e Religiosa
Instrumentos: Voz e violão
Período em atividade: 1997 - atual
Gravadoras: Som Livre, Canção Nova, Paulinas e LGK Music
 

Padre Fábio de Melo: um Evangelizador Pela Arte

Padre Fábio se descreve de forma simples, mas na verdade é um fenômeno da evangelização pela arte. Sua formação é ampla: sacerdote, professor universitário, graduado em Filosofia e Teologia, pós-graduado em Educação e em Teologia Sistemática, escritor, cantor, compositor e apresentador.

Com quatorze CDs gravados, dois DVDs e um repertório que valoriza a religiosidade e a cultura, é um letrista refinado, antenado com arranjos e rítmos contemporâneos, sem perder as raízes mineiras.

É autor de sucessos literários, a citar os títulos “Quem me roubou de mim”, “Tempo: Saudades e Esquecimentos”, “Quando o sofrimento bater à sua porta” e “Amigo: somos muitos, mesmo sendo dois”.

É sucesso de audiência como apresentador na Rede Canção Nova de Televisão, com o programa Direção Espiritual, que vai ao ar nas noites de quinta-feira.

De origem humilde, nasceu em Formiga, Minas Gerais, em 3 de Abril de 1971, fruto da união do pedreiro Dorinato Bias Silva e da dona de casa Ana Maria de Melo Silva, sendo o caçula de oito irmãos. Desde criança sua vocação para a arte foi percebida e incentivada pelo pai violeiro. Aos 16 anos, já no seminário, colocou essa vocação a serviço da fé.

Ordenado sacerdote em 2001, pela imposição das mãos de Dom Alberto Taveira, na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus - mesma congregação de Pe. Zezinho,scj, - precursor dos padres cantores - atua na Diocese de Taubaté, São Paulo.

Diz sobre o sacerdócio: “Nós, padres, lidamos diretamente com a dimensão mais bela da vida das pessoas. Saber que de alguma maneira eu entrei na vida de alguém e deixei ali uma marca positiva, me realiza como gente. Creio também no poder da comunicação religiosa da música popular e tento fazer com que a música seja ponte entre a palavra de Deus e o coração dos brasileiros”.


Discografia

1997 - De Deus um cantador (Paulinas-COMEP)
1999 - Saudades do céu (Paulinas-COMEP)
2001 - As estações da vida (Paulinas-COMEP)
2003 - Marcas do eterno (Paulinas-COMEP)
2004 - Tom de Minas (Independente)
2005 - Humano demais (Paulinas-COMEP)
2006 - Sou um Zé da Silva e outros tantos (Paulinas-COMEP)
2007 - Filho do Céu (Canção Nova)
2007 – Grandes Momentos (Pailinas)
2007 - Enredos do meu povo simples (Paulinas-COMEP)
2008 – Vida (LGK/Som Livre)
2009 – DVD e CD Eu e o Tempo ( LGK; Som Livre)
2009 – CD Iluminar ( Som Livre)
2010 – DVD, Blu-ray, CD Iluminar ao vivo (Som Livre)

Livros

*Tempo, saudades e esquecimentos - O cotidiano como lugar da Revelação – ( Editora Paulinas)
*Amigo – Somos muitos, mesmo sendo dois. (Editora Gente)
*Quem me roubou de mim? -  O sequestro da subjetividade e o desafio de ser pessoa (Canção Nova)
*Mulheres de aço e de flores – (Editora Gente)
*Quando o sofrimento bater à sua porta - sofrimento: do absurdo ao sentido. (Canção Nova)
*Carta Entre Amigos ( Ediouro)
*Mulheres Cheias de Graça ( Ediouro)
*Carta Entre Amigos: Sobre Ganhar e Perder ( Editora Globo)
*O Verso e a Cena ( Editora Globo) – Fotografias

Formação Acadêmica

Graduado em Filosofia pela FEBE e Teologia pela PUC do Rio. Pós-graduado em Educação pela Universidade Salgado de Oliveira /RJ e Mestre em Teologia Sistemática com os Jesuítas  pelo Instituto Santo Inácio de Loyola em BHte.

[ Fonte: talentosproducoes.com ]


MENSAGEM / Uma Questão de Escolha
Por Padre Fábio de Melo

O coração anda no compasso que pode. Amores não sabem esperar o dia amanhecer. O exemplo é simples. O filho que chora tem a certeza de que a mãe velará seu sono. A vida é pequena, mas tão grande nestes espaços que aos cuidados pertencem. Joelhos esfolados são representações das dores do mundo. A mãe sabe disso. O filho, não. Aprenderá mais tarde, quando pela força do tempo que nos leva, ele precisará cuidar dos joelhos dos seus pequenos. 

O ciclo da história nos direciona para que não nos percamos das funções. São as regras da vida. E o melhor é obedecê-las. Tenho pensado muito no valor dos pequenos gestos e suas repercussões. Não há mágica que possa nos salvar do absurdo. O jeito é descobrir esta migalha de vida que sob as realidades insiste em permanecer. São exercícios simples... Retire a poeira de um móvel e o mundo ficará mais limpo por causa de você. É sensato pensar assim. 

Destrua o poder de uma calúnia, vedando a boca que tem ânsia de dizer o que a cabeça ainda não sabe, e alguém deixará de sofrer por causa de seu silêncio. Nestas estradas de tantos rostos desconhecidos é sempre bom que deixemos um espaço reservado para a calma. Preconceitos são filhos de nossos olhares apressados. O melhor é ir devagar. Que cada um cuide do que vê. Que cada um cuide do que diz. A razão é simples: o Reino de Deus pode começar ou terminar, na palavra que que escolhemos dizer. É simples...

[ Fonte: www.fabiodemelo.com.br ]



BIOGRAFIA 

Fábio José de Melo Silva, mais conhecido como Padre Fábio de Melo, SCJ (Formiga/MG, 3 de abril de 1971) é um sacerdote católico, artista, escritor, professor universitário e apresentador brasileiro, pertencente originalmente à Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus. Atua na Diocese de Taubaté no interior do Estado de São Paulo. Como cantor, gravou oito discos pela gravadora católica Paulinas-COMEP, um pela gravadora Canção Nova, um projeto independente (Tom de Minas). Seu primeiro disco por uma gravadora secular, Vida, foi lançado pela LGK Music e pela Som Livre, com quem continua gravando, já tendo lançado mais dois discos (Iluminar e Eu e o tempo - CD e DVD) até o fim do ano de 2009. Ao todo, Fábio de Melo já vendeu mais de 2 milhões de cópias de CDs (1,8 milhão apenas na Som Livre), além de 500 mil livros. Como professor universitário, lecionou teologia na Faculdade Dehoniana de Taubaté. Atualmente apresenta o programa Direção Espiritual transmitido pela TV Canção Nova todas as quartas-feiras às 22h, com reprises aos sàbados às 20h e na madrugada de segunda 1h da manhã.

Padre Fábio José de Melo Silva nasceu na cidade de Formiga (Minas Gerais), no dia 3 de abril de 1971. Tornou-se nacionalmente conhecido por seu trabalho como comunicador: sua obra compõe-se de 6 livros publicados e também de 11 CDs que, juntos, venderam mais de 1,8 milhão de unidades. Mestre em antropologia teológica, foi ordenado em 2001 e atua na diocese de Taubaté, interior de São Paulo. Ele é o caçula dos oito filhos do pedreiro Dorinato Bias Silva e da dona-de-casa Ana Maria de Melo Silva.

O sacerdócio

Após 18 anos de formação e estudos em seminários, no dia 15 de Dezembro de 2001, em sua cidade natal, na Igreja Matriz de São Vicente Ferrer, foi ordenado sacerdote pela oração consecratória da Igreja e imposição das mãos do Arcebispo Metropolitano de Palmas, Tocantins, Dom Alberto Taveira Corrêa.

O padre Maurício Leão teve grande influência na sua vida de seminarista, levando-o para o seminário de Lavras. Em sua vida sacerdotal, tem como referência os padres Zezinho, Joãozinho e Léo Tarcísio.

Padre Fábio de Melo fez o primeiro grau na Escola Estadual Abílio Machado, em Formiga (MG), e o segundo grau no colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Lavras (MG). Formou-se em Teologia na Faculdade Dehoniana de Taubaté, com diploma emitido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e em Filosofia na Fundação Educacional de Brusque, em Santa Catarina.

Fez pós-graduação em educação no Rio de Janeiro e mestrado em Belo Horizonte, junto aos jesuítas, no Instituto Santo Inácio – ISI (FAJE: Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia).

Em seguida, retornou a Taubaté, para lecionar na área de Teologia Fundamental e Sistemática, na mesma faculdade em que havia se formado.

A poesia e a Música

Tendo como referencial o Padre Zezinho, scj, precursor dos padres cantores desde a década de 1960, padre Fábio de Melo lançou seu primeiro CD, em 1997, com o título "De Deus um cantador".

Em seguida "Saudades do Céu", com a participação de diversos artistas católicos, reunindo os cantores de sua congregação, como padre Zezinho e padre Joãozinho, incluídos no CD "Canta coração", um tributo ao Sagrado Coração de Jesus.

Ao receber a ordenação diaconal, compõe "As estações da vida", que viria a ser a música de abertura de suas apresentações ao vivo, especialmente depois do lançamento do DVD Eu e o Tempo.
Já ordenado padre, em 2003, traz ao mercado o seu mais novo trabalho, "Marcas do eterno".

No ano de 2004, envereda por um projeto independente, o disco "Tom de Minas", de conteúdo autoral, que homenageia nomes e lugares de seu estado natal: Minas Gerais, contando com a participação do cantor e compositor popular Paulinho Pedra Azul, do qual resulta um show na capital, Belo Horizonte, com o nome "Minas e Outros Tons". Reportagem;
O retorno aos temas ligados a sua formação, fazem parte do CD Humano Demais em 2005, que contém canções de sua autoria e de outros compositores da música católica.

Em 2006, celebrando seus 10 anos de atuação na música católica, decide-se por um trabalho que inclui além de algumas de suas composições, diversas conhecidas canções "sertanjeas", numa homenagem a suas origens e a seu pai, que também cantava e tocava viola caipira.

O CD de 2007, Filho do Céu, primeiro fora das Paulinas e agora pela Canção Nova, fala de vivencias pessoais e daqueles que se foram, como o Padre Léo Tarcisio, seu formador, durante o seminário e grande amigo e do cantor e compositor Robson Jr., dos Cantores de Deus e seu melhor amigo, ambos mortos na mesma época, vítimas de câncer. Lançado no mesmo ano, o CD Enredos do Meu Povo Simples retoma a ideia já experimentada em "Zé Da Silva", com canções sertanejas, apresentando as que ficaram fora do outro projeto.

No ano de 2008 o padre Fábio de Melo lançou seu primeiro CD pela gravadora Som Livre - "Vida" - trabalho que o tornou conhecido nacionalmente, através das diversas participações em programas na TV aberta. Dando continuidade ao seu trabalho de evangelização através dos meios de comunicação social lançou em 2009 o CD "Iluminar" e pouco tempo depois "Eu e o Tempo".

Discografia

Álbuns de inéditas
1997 - De Deus um cantador (Paulinas-COMEP)
1999 - Saudades do céu (Paulinas-COMEP)
2001 - As Estações da Vida (Paulinas-COMEP)
2003 - Marcas do eterno (Paulinas-COMEP)
2004 - Tom de Minas (Independente)
2005 - Humano Demais (Paulinas-COMEP)
2006 - Sou um Zé da Silva e Outros Tantos (Paulinas-COMEP)
2007 -
Filho do Céu (Canção Nova)
Enredos do meu povo simples (Paulinas-COMEP)
2008 - Vida (LGK Music, Som Livre) - 1.200.000 cópias
2009 - Iluminar (Som Livre) - 400.000 Copias
2010 - Iluminar Ao Vivo (Som Livre) - 200.000 Copias

Álbuns ao Vivo
2009 - Eu e o Tempo ao vivo (LGK Music, Som Livre)
2010 - Iluminar ao vivo (Som Livre)

DVDs
2009 - DVD Eu e o Tempo (LGK Music, Som Livre)
2010 - DVD Iluminar ao vivo (Som Livre)

Coletâneas
2000 - Canta Coração (Paulinas-COMEP)
2007 - Grandes Momentos (Paulinas-COMEP)
2008 - Coletânea Padre Fabio De Melo (LGK music, Som Livre)
2009
Grandes Momentos 2 (Paulinas-COMEP)
Grandes Sucessos Vol.1 - Vários Artistas (Paulinas-COMEP)
Grandes Sucessos Vol.2 - Vários Artistas (Paulinas-COMEP)
2010 - Pe. Fábio de Melo - Coletânea Série Ouro - CD em comemoração dos 50 anos da Palinas-COMEP (Paulinas-COMEP)

Projetos Paralelos

2007
Enredados ao Vivo Vol. 1 - Enredados Brasil (Adriana, Ziza Fernandes, Pe. Fábio de Melo, Dunga, Martin Valverde e Migueli) (Solo Sagrado Produções e Eventos)
Enredados ao Vivo Vol. 2 - Enredados Brasil (Solo Sagrado Produções e Eventos)
DVD Enredados ao Vivo - Enredados Brasil (Solo Sagrado Produções e Eventos)

Participações em CD
2005
- Mais Feliz - Adriana (faixa 12 - "Nossa Missão");
2007
- Adriana Ao Vivo - Adriana (faixa 12 - "Humano Amor de Deus");
2008
- Perseverar - Adrielle Lopes (faixa 6 - "Milagre");
2009
- Tudo Posso - Celina Borges (faixa 10 - "Lava-me");
- Coração sem abrigo - Andre Leonno (faixa 11 - "Contrários");
- Milagres - Adriana - (faixa 03 - "Milagres");
- Typ Vox - Typ Vox (faixa 10 - "Alma de Adorador");
2010
- Molda-me - Dalvimar Gallo (faixa 10 - "Volta pra Casa");
- Tudo Passa Pela Cruz - Olívia Ferreira (faixa 7 - "Cuidas de Mim");
- 30 Anos Ao vivo - Roupa Nova (faixa "A Paz")
2011
- 30 Anos - Paulinho Pedra Azul (faixa 3 - "Ave Cantadeira")
- Não Estou Sozinho - Banda Dominius - Faixa 3 - " Não Estou Sozinho "

Participações em DVD
2007
- Adriana Ao Vivo - Adriana - (faixa 12 - "Humano Amor de Deus");
2010
- Raízes ao Vivo - Daniel - (faixa 11 - "Só o amor");
- Roupa Nova - 30 anos - Roupa Nova - (faixa 11 - "A Paz");
2011
Em Santidade - (Ministério Adoração e Vida) - ( Faixa 9 - "A esperança chegando" )

Livros
2006 - Tempo: saudades e esquecimentos - Paulinas-COMEP - ISBN 853560989X
2007 - Amigo: somos muitos, mesmo sendo dois - Editora Gente - ISBN 978-85-7312-584-9
2008 - Quem Me Roubou de Mim? - Canção Nova - ISBN 97-885-7677098-5
2008 - Mulheres de aço e de flores - Gente - ISBN 97-885-7312610-5
2008 - Quando o sofrimento bate a sua porta - Canção Nova - ISBN 97-885-7677122-7
2009 - Cartas entre Amigos - sobre medos contemporaneos, com Gabriel Chalita - Ediouro - ISBN 97-885-6030302-1
2009 - Mulheres Cheias de Graça - Ediouro - ISBN 9788500330223
2010 - Cartas entre Amigos - sobre ganhar e perder, com Gabriel Chalita - [Editora Globo] - ISBN 8525048402
2011 - Tempo de Esperas - Editora Planeta

Prêmios
2009 -
I Troféu Louvemos o Senhor:
Melhor Interprete Masculino de 2008
Destaque do Ano de 2008

2010 -
Troféu Melhores do Ano do Domingão de Faustão:
Melhor Cantor
II Troféu Louvemos o Senhor:
Melhor Interprete Masculino de 2009
Destaque do Ano de 2009
Melhor Compositor de 2009
Melhor Música de 2009 Para Santa Missa por "Incendeia minha alma" - Compositores: Rogério e Júlio Cesar
Melhor Música do Ano por "Tudo é do Pai" - Compositor: Frederico Cruz

[ Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre ]

[ Editado por Pedro Jorge ]


SAIBA MAIS

Site oficial: www.fabiodemelo.com.br
Site: talentosproducoes.com

CONTATOS

Para eventos
Telefone: ( 31) 3441 5942 - ramal 208
Fax: ( 31) 3441 5942 - ramal 205
E-mail: comercial5@talentosproducoes.com
 
Programa Direção Espiritual - TV Canção Nova
(Quarta-Feira - 22:30h)
E-mail: direcaoespiritual@cancaonova.com
 
Talentos Produções:
Rua Padre Silveira Lobo, 841, Bairro: São Luiz
Belo Horizonte/MG
CEP: 31270-740

Nenhum comentário:

Postar um comentário