segunda-feira, 25 de julho de 2011

Miúcha




Nome completo: Heloísa Maria Buarque de Hollanda
Nomre artístico: Miúcha
Data de nascimento: 30 de novembro de 1937 
Local: Rio de Janeiro/RJ
Gêneros: Bossa Nova, Samba e MPB
Instrumento: voz
Período em atividade: 1975 – presente


BIOGRAFIA - 1

Heloísa Maria Buarque de Hollanda (Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1937), mais conhecida como Miúcha, é uma cantora e compositora brasileira.

Miúcha é filha de Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), um importante historiador e jornalista brasileiro e de Maria Amélia Cesário Alvim (1910-2010), pintora e pianista. É também irmã do cantor e compositor Chico Buarque e das também cantoras Ana de Hollanda e Cristina Buarque. É mãe da cantora Bebel Gilberto, através do seu casamento com o cantor João Gilberto, entretanto já divorciados.

Heloisa Maria Buarque de Hollanda nasceu no Rio de Janeiro em 30 de novembro de 1937, mas sua família mudou-se para São Paulo quando ela tinha apenas 8 anos [1]. Ainda criança formou um conjunto vocal com seus irmãos, incluindo Chico Buarque.

Em 1960, mudou-se para Paris onde estudou História da Arte na École du Louvre. Em viagem de férias fez uma excursão com amigos para a Grécia, Itália e França. Em Roma, no bar La Candelária, conheceu a cantora chilena Violeta Parra, através de quem conheceu o cantor baiano João Gilberto, tendo com ele se casado e tendo uma filha, também cantora, Bebel Gilberto.
Em 1975 fez sua primeira gravação profissional como cantora no disco The Best of Two Worlds de parceria de João Gilberto e Stan Getz. 

Após este lançamento, Miúcha tornou-se parceira de Tom Jobim em dois discos, de 1977 e 1979, e fez parte do espetáculo organizado por Aloysio de Oliveira junto com Vinicius de Moraes, Tom Jobim e Toquinho. O espetáculo ficou em cartaz durante um ano no Canecão, Rio de Janeiro, seguiu para apresentações internacionais na América do Sul e na Europa, e deu origem a gravação Tom, Vinícius, Toquinho e Miúcha gravado ao vivo no Canecão (RCA Victor, 1977).


Discografia

Miúcha & Antônio Carlos Jobim (1977) RCA Victor LP
Tom/Vinicius/Toquinho/Miúcha' - Gravado ao vivo no Canecão (1977) Som Livre LP, CD
Miúcha & Tom Jobim (1979) RCA Victor LP
Miúcha (1980) RCA Victor LP
Miúcha' (1989) Warner/Continental LP
Vivendo Vinicius ao vivo Baden Powell, Carlos Lyra, Miúcha e Toquinho (1999) BMG Brasil CD
Rosa amarela (1999) BMG Brasil CD
Miúcha.compositores (2002) Biscoito Fino CD
Miúcha canta Vinicius & Vinicius - Música e letra (2003) Biscoito Fino CD
Miúcha Outros Sonhos (2007) Biscoito Fino
Miúcha com Vinícius/Tom/João(2008) Sony & BMG

[ Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre ]


BIOGRAFIA - 2

A história da vida de Miúcha é recheada de personalidades. Filha do historiador Sergio Buarque de Hollanda, irmã de Chico Buarque, mãe de Bebel Gilberto e ex-mulher de João Gilberto, a cantora e (eventual) compositora teve e tem personalidade suficiente para deixar sua própria marca na história da música popular brasileira. 

Nascida no Rio de Janeiro, aos oito anos de idade mudou-se com a família para São Paulo, onde o pai promovia noitadas musicais em casa. Foi ali que ela começou a tocar violão e cantar com os irmãos. Miúcha estreou nos palcos em grande estilo: em Paris, na década de 60, onde estudava História da Arte. Foi lá que conheceu João Gilberto, com quem se casou e fez sua primeira participação em disco, em The Best of Two Worlds - de João e Stan Getz. Com Tom Jobim, gravou os antológicos Miúcha e Antônio Carlos Jobim (1977) e Miúcha e Tom Jobim (1979). Ao lado de Tom, Vinicius e Toquinho, participou do famoso show do Canecão, em 1977.

Em 2001, Miúcha lançou pela Biscoito Fino o CD Miúcha.Compositores em que interpreta músicas menos conhecidas de grandes compositores brasileiros como Noel Rosa, Chico Buarque, Tom Jobim, Francis Hime, Vinicius de Moraes e Paulo César Pinheiro. Em 2003, a Biscoito Fino lançou o CD Miúcha Canta Vinicius & Vinicius, uma homenagem da cantora aos 90 anos do poeta. 

[ Fonte: www.biscoitofino.com.br ]

[ Editado por Pedro Jorge ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário