sábado, 23 de julho de 2011

Sílvio Brito / Curiosidades

CURIOSIDADES / SÍLVIO BRITO


MEMÓRIAS DE VARGINHA/MG: Sílvio Brito e Antônio Borba
Por Marcus Madeira ( 3 de dezembro de 2008 )

A Rede Vida de Televisão apresentou, na manhã de domingo, o especial dos 35 anos de carreira do Trêspontano Sílvio Brito, gravado no dia 20 de abril. Foram exibidas canções do músico e de alguns convidados, como o varginhense Antônio Borba, Eduardo Araújo e Jair Rodrigues. A foto mostra Borba e Brito (ao fundo), à época dos Apaches, em show realizado na década de 1970, no Theatro Municipal Capitólio. 

Antônio Borba foi um precursor do Rap, inventou estilos musicais que misturavam o Rock Branco com o Suingue Negro. Antecipou muita gente e merecia um reconhecimento maior. A foto é do acervo do sobrinho de Borba, o advogado varginhense Carlos Cornwall.

Comentários:
"Parabéns ao Carlos Cornwall por guardar essa raridade da cultura varginhense. Quem assistiu ao DVD de Silvio Brito, viu a performance dos dois, ele e Antônio Borba. Acho que a Cidade merece um grande evento deles com outros bamdas locais, pois ambos fazem música de qualidade. Ouvi dias desses um CD de Borba intitulado canções antológicas, entre essas o Samba do Avião de Tom Jobim, está simplesmente o máximo. Dica de um excelente presente de natal".
Hélcio Curruila ( 7 de dezembro de 2008 ).

"Muito louca a foto, parece show da Motown.
e pensar que isso aconteceu em Varginha…"
Fábio ( 4 de dezembro de 2008 )

"Muito boa lembrança, Marcus Madeira. Você tem feito um excelente trabalho, pois assim homenageamos pessoas de talento, como Borba e Brito. Ambos sempre levaram o nome de Varginha para todo o Brasil. A foto é maravilhosa e mostra a pujança cultural que existia na Cidade nas décadas de 1960/70 e inicio da 1980. Que os agitadores culturais resgatem esses bons tempos e despertem nas novas gerações o gosto pelas artes".
Isaleti Mari ( 3 de dezembro de 2008 )

[ Fonte: www.blogdomadeira.com.br ]


38 CURIOSIDADES SOBRE SÍLVIO BRITO / 2012

38 curiosidades sobre os 38 anos de carreira artística - a nível nacional - do cantor, compositor, músico-arranjador, jornalista e poeta Sílvio Brito, "O ET de Varginha".

01. Você sabia que Sílvio Brito nasceu na Cidade de Três Pontas e foi criado em Varginha (ambas localizadas no Sul de MG) em uma família muito pobre, órfão de pai aos 2 anos e durante sua infância trabalhou como engraxate, ofice-boy e balconista?

02. Começou sua carreira artística aos 6 anos de idade na Rádio Clube de Varginha, no programa "Petizada Alegre", dirigido pelo Padre Honório Link e apresentado pelos Locutores Dijalma Guimarães e Gilberto Lima que o narrador oficial do Fantástico na Rede Globo durante anos?

03. Com 8 anos de idade já fazia shows por toda região, inclusive em sua terra natal, em festas e algumas vezes acompanhando de Milton Nascimento e Wagner Tizzo?

04. Com 9 anos de idade foi descoberto por Wellington Botelhos, Claudionor Cruz e Ivon Cury que o levaram para se apresentar na Rádio Nacional do Rio nos programas de Manoel Barcelos, César de Alencar e Paulo Gracindo e em São Paulo, no programa Almoço com as Estrelas de Airton e Lolita Rodrigues?

05. Você sabia que Silvio Brito aos 10 anos de idade gravou seu primeiro disco no Estúdio Elias Salomé/BH ?

06. Foi contratado pela TV Nacional de Brasília para comandar programas infantis e através de seu tutor Padre Lúcio Rennó sempre se apresentava nas festas do Palácio da Alvorada ao lado do Palhaço Carequinha, Bob Nelson e Pernambuco do Pandeiro, quando ainda governava o país o Presidente João Goulart?

07. Você sabia que Silvio Brito com 12 anos de idade começou a tocar trombone, Sax, Violão e teclado e compôs sua primeira música devido a duas desilusões que o marcaram profundamente? Uma pela perda súbita, em um desastre de ônibus de sua primeira namoradinha e outra pelo fato de amargar o primeiro desemprego, na TV Nacional, por razões políticas.

08. Você sabia que Silvio Brito com 14 anos dividia a música e os estudos com o futebol, sua grande paixão (era um excelente ponta direita) e formou uma banda chamada "Os Apaches" que durou 8 anos, gravou 2 LPs e viajou por todo o País fazendo shows e bailes?

09. Você sabia que Silvio Brito com 17 anos já tinha composições suas gravadas por Ronnie Von, Antônio Marcos, Vanusa e Padre Zezinho, de quem foi também parceiro e arranjador?

10. Você sabia que Silvio Brito aos 21 anos de idade viajou para Nova York como tantos outros brasileiros, movido por um sonho, uma paixão. Não conseguindo viver da música, terminou trabalhando como lavador de pratos em uma lanchonete?

11. Você sabia que Silvio Brito no mês de novembro de 1974 lançava nos programas de Hélio Ribeiro (Rádio Bandeirantes) e Flávio Cavalcante (TV Tupi) seu primeiro sucesso como cantor e compositor "Tá Todo Mundo Louco" e o Brasil inteiro cantou com ele?

12. Você sabia que Silvio Brito em 1975 já reconhecido em todo o País e com apresentações nos programas que estavam no auge de TV da época (Fantástico, Silvio Santos, Globo de Ouro, Raul Gil, Os Trapalhões, etc.) foi convidado para ser apresentador do Programa "Alleluya", ao lado de Fábio Jr., na TV Tupi com a direção de Cayon Gadia, onde foram lançados grandes talentos como: Jessé, Placa Luminosa, Casa das Máquinas, Ponto e Vírgula, Daniel (Arapiraca) e muitos outros?

13. Você sabia que Silvio Brito ainda na década de 1970 já consagrado por crianças, jovens e adultos, dividia os palcos com artistas como Raul Seixas, Frenéticas, Rita Leee, Belchior, Simone, Roberto Carlos, Benito de Paula e tantos outros, em diversos shows por todo o País?

14. Você sabia que Silvio Brito foi o vice-campeão do programa "Qual é a Música?" com 24 vitórias consecutivas, tendo portanto o conseguido a segunda colocação em níumero de vitórias consecutivas: o primeiro colocado foi Ronnie Von com 25, o terceiro Gretchen com 23 e o quarto colocado foi o artista popular Nahim, com 21 vitórias?

15. Você sabia que Silvio Brito no auge do sucesso como roqueiro irreverente teve a coragem de fazer uma mudança radical em sua carreira levantando a bandeira da música Sertaneja, época em que gravou discos inovadores nesta linha que se tornou sucesso mais tarde por tantas duplas e tantos outros sucessos, quando esse gênero era preconceituado e discriminado pela mídia.

16. Foi mais uma vez um precurssor com músicas como: "Casinha", "Pé de Genipapo", "Amor Caboclo", "Rio de Piracicaba", Saudade de Minas Gertais", "Filho da Corrente", "Cidadão", "Zé Bento", "Utopia", etc?

17. Você sabia que Silvio Brito em 1982 inovou mais uma vez com um disco eclético que mostrava seu lado regional, irreverente, romântico e místico, intitulado "Panorama Mundial", que teve a participação especial da dupla Tonico e Tinoco ("Santa Catarina") e de Sivuca ("Quem Governa a Dor"), tocando e cantando com eles?

18. Você sabia que Silvio Brito foi convidado para cantar em vários hospícios de onde guarda registro de histórias incríveis em relação a loucura que ele mostra em suas composições "Tá Todo Mundo Louco", "Espelho Mágico", "Quanto mais Louco, Mais Feliz", "Tubo Maluco" que inclusive foi proibida em alguns programas por denunciar a influência negativa de algumas atrações da TV na formação das crianças?


19. Você sabia que Silvio Brito teve várias músicas censuradas na época da repressão?

20. Você sabia que Silvio Brito dividiu as paradas de sucesso com Raul Seixas, pois ambos polemizaram em músicas que se consagraram. Tornaram-se amigos. Raul Seixas cita Silvio Brito em seu livro autobiográfico: "Raul Seixas Por Ele Mesmo", carinhosamente como o único que fazia sua linha musical e Silvio Brito homenageia Raul Seixas em uma belíssima e emocionante composição intitulada "Um sonho maluco (Com um Abraço Para o Raul)"?

21. Você sabia que Silvio Brito gravou simultaneamente no Brasil e EUA um disco antológico "Esse Louco Apaixonado" com a participação de Milton Nascimento, Wagner Tizzo, Héctor Costita, Nelson Ayres, Grupo Pau Brasil e Chiquinho de Morais.

22. Que o álbum "Esse Louco Apaixoado" refletiu toda sua fase romântica, marcada pelo seu primeiro e único casamento, com a paraguaia ("original") Margarita, do qual nasceram suas duas filhas: Marysol e Clarissa?

23. Você sabia que Silvio Brito comandou também por 2 anos o Programa Brasil Rural, transmitido pela TV Bandeirantes e TV Record?

24. Você sabia que Silvio Brito participou de especiais infantis premiados do Balão Mágico e Gente Inocente, como ator e cantor?

25. Você sabia que Silvio Brito na década de 1960, em algumas Cidades do interior de Minas, foi perseguido e colocado até em situações de risco de vida simplesmente por usar cabelo comprido e roupas extravagantes e que daí compôs a música "O Cabeludo Chegou", que retrata passagens incríveis da época?

26. Você sabia que Silvio Brito gravou em 1978 o primeiro LP (Polygran) de entrevistas, distribuído para todas as rádios do Brasil, produzido por João Augusto?

27. Você sabia que Silvio Brito já foi dirigido em seus programas por: Cayon Gadia, Augusto César Vanucci, Mauricio Sherman, Wilton Franco, Antônio Carlos, Arlindo Pereira e Solano Ribeiro?

28. Você sabia que Silvio Brito comandou o primeiro musical apresentado pela Rede Vida de Televisão, o qual apresentou durante 7 anos e meio: Programa "Silvio Brito Show - Todas as Caras", onde  recebeu a maioria dos artistas brasileiros?

29. Você sabia que Silvio Brito lançou juntamente com seu novo show, seu primeiro DVD e 4 CDs comemorativos aos seus 30 anos de carreira?

30. Você sabia que Silvio Brito inovou mais uma vez lançando em sua coleção o primeiro release musical "Minhas Vidas"?

31. Você sabia que Silvio Brito tem um site: www.silviobrito.com.br e nele você encontra frases geniais vindas de sua abundante criatividade?

32. Você sabia que Silvio Brito ganhou 4 discos de ouro em sua carreira e vendeu mais de 3 milhões de discos?

33. Você sabia que Silvio Brito ganhou 5 festivais em sua carreira, sendo 3 no Brasil e 2 internacionais (Argentina e Uruguai)?

34. Você sabia que Silvio Brito se apresentou em 9 países e completou 38 anos de uma carreira HTT ( Honesta, Transparente e Talentosa )?

35. Você sabia que Sílvio Brito já gravou mais de 30 discos, a maior parte deles independente da mídia e dos grandes esquemas?

36. Muitas vezes mesmo distante dos grandes holofotes seus shows sempre atraíram milhares de pessoas.

37. Por onde passou, seu espetáculo sempre foi considerado o mais completo e emocionante pois sempre leva mensagens de paz, amor e esperança de um dia melhor...

38. Você sabia, por incrível que pareça!, que algumas pessoas ainda não sabiam disso?

[ Fonte: vipshows.com.br ]



PRÊMIOS


Anos 1970 - Sílvio Brito teve 5 clipes no programa Fantástico premiados no Brasil e no Exterior na década de 1970 como melhores clipes: Pare o Mundo Que eu Quero Descer, Espelho Mágico, Tá Todo Mundo Louco, Quase 2.000 Anos Depois e Tristeza de Boi.

1959 - Campeão do primeiro Programa Infantil da Rádio Clube MG
1963 - Troféu Rádio Nacional de Brasília - Revelação Infantil
1967 - Primeiro lugar no Festival de Bandas em Larvas - Minas Gerias
1968 - Troféu Wilson Orsini - Belo Horizonte Minas Gerais
1969 - Disco de Ouro como compositor com a música "O que é meu é Teu"
1971 - Festival Nacional da Canção de Minas Gerais Melhor Interprete
1974 - Como Cantor, primeiro disco de Ouro - "Ta todo mundo Louco"
1975 - Segundo Disco de Ouro -Com a Música "Espelho Mágico"
1975 - Troféu Revelação Busina do Chacrinha
1975 - Troféu Globo de Ouro
1976 - Terceiro Disco de Ouro com a música "Casinha"
1976 - Trofeu Cidadão Varginhence
1977 - Quarto disco de ouro - Com a Música "Pare o mundo que eu quero descer"
1977 - Troféu Melhor Interprete Festival Costa a Costa com a música "Companheiro Uruguai"
1977 - Troféu Melhor Interprete Ceiudad vs ceiudad Argentino - Cantando balada para Um louco Astor Piaeezzola
1978 - Troféu Campeão do programa Qual é a Música
1978 - Primeiro lugar no Festival Uruguai com a música "Quando La Manhana Chama"
1979 - Trofeu as Mais Mais da Bandeirantes
1980 - Foi homenageado no Show 2000 ao lado de Roberto Carlos, Ronnie Von, Benito di Paula, Antônio Marcos, Jane & Hrondi e Fernando Mendes. Ele foi homenageado pela maior quantidade de shows realizados no Norte e Nordeste do Brasil
1982 - Troféu Festival de Gramado
1983/ 84 / 85 - Troféu Cassique de Ouro - Artista Mais Pedido.
1986 - Disco de Ouro - com a música "Cidadão"
1987 - Campeão no Fetival Rímula de Música Sertaneja com a música "Trem da Memória".
1990 - Troféu Música dos Trabalhadores com a música "Nos Becos da Vida".
1994 - Troféu do primeiro Festival de Mensagens de Juventude de Portugal
1995 - Troféu Finalista no novo festival da Record com a Música "São Tomé da Letras".
1997 - Troféu do Primeiro Encontro Eucarístico De New Jersey
2003 - Troféu Cidadão Varginhence do século
2004 - Troféu Et de Varginha
2007 - Troféu no programa "Rei Majestade" e Participação no CD do SBT e
2008/ 2009 - Troféu "O Homem do Ano".

[ Fonte: www.silviobrito.com.br ]


[ Editado por Pedro Jorge ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário