sábado, 23 de julho de 2011

Perla



"Hoje, dia 2 de maio de 2011, assistí o programa 'Viola, Minha Viola'. A convidada especial de Inezita Barroso foi Perla: só posso dizer que os meus olhos se encheram de lágrimas, ao rever a querida cantora paraguia. O coração dela é brasileiro. Saúde e paz para Perla - hoje e sempre"
Marcos Maurício Mendes Lima ( Belo Horizonte/MG )
[ Fonte (frase): musicapopulardobrasil.blogspot.com ]


Nome completo: Ermelinda Pedroso Rodríguez D'Almeida
Nome artístico: Perla
Data de Nascimento: 17 de Maio de 1952 
Local de nascimento Caacupé, Cordillera
Origem: Paraguai
Gêneros: Pop latino, Música Latina
Instrumento: Voz
Período em atividade: 1975 - atualmente
Gravadoras: Brasidisc, BMG e RCA( 1979-atualmente )


BIOGRAFIA

Perla, nome artístico de Ermelinda Pedroso Rodríguez D'Almeida (Caacupé, 17 de março de 1952), é uma cantora paraguaio-brasileira.

Nascida e criada no Paraguai, mudou-se para o Brasil bem jovem em busca de oportunidades e desafios. Consagrou-se na década de 1970 com o sucesso Fernando, versão em português de uma música do grupo Abba, dessa mesma década. Ao longo de sua carreira, vendeu mais de 10 milhões de álbuns, Ganhou 10 discos de ouro, dois de platina, um de platina duplo, entre outras premiações.

Oriunda de família de músicos paraguaios, fazia parte do grupo "Las Maravillas del Paraguay" com o pai e os irmãos. No início da década de 1970, devido a uma relação amorosa, deixou o grupo e veio para o Brasil, fixando-se depois na cidade paulista de Santos.

Carreira

Chegando o Rio, na década de 1970, começou a se apresentar em casas noturnas, como "O Bigode do Meu Tio" em Vila Isabel. Seu repertório consiste basicamente em versões. Começou a fazer sucesso em meados da década de 1970, conquistando grande aceitação entre o público popular. Seu repertório é composto de tendências que vão das guarânias e boleros a versões de músicas pertencentes ao mundo pop, ficando conhecida como cantora romântica. Gravou várias versões de músicas do conjunto sueco ABBA. 

Nessa fase, o seu maior sucesso foi a versão que ela fez para "Fernando", em 1976, incluída no LP "Palavras de amor". Em 1979, lançou um LP no qual as músicas apresentavam arranjos da disco-music, em voga na época, destacando-se uma versão para "Love's in the Air". Fez também versões para canções italianas e norte-americanas. Ao longo das décadas de 1980 e 1990, manteve-se ativa, apresentando-se em shows e programas, além de gravar alguns discos independentes financiados pelo seu fã-clube. Desse período, destaca-se o sucesso "Pequenina", versão de Chiquitita), tema de novela do SBT. Lançou em 1999 o CD "Especialmente para você".

Em maio de 2002, lançou o disco "Perla canta ABBA e outros hits", elaborado a partir de uma compilação de sucessos da cantora, feita pelo pesquisador Rodrigo Faour. A festa de lançamento foi realizada na boate gay Le Boy, em Copacabana, no Rio de Janeiro. A escolha do local privilegia um dos segmentos do público da cantora, que a reconhece como linda diva.

Discografia (Parcial)

(2002) Perla Canta Abba e Outros Hits
(1999) Especialmente Para Você
(1985) Perla • Copacabana
(1982) Confidencias En Español • RCA
(1981) É O Amor • RCA
(1981) Canta En Español Vol. 2 • RCA
(1980) Canta En Español • RCA
(1980) Nosso Amor Será Um Hino • RCA
(1979) Pequenina • RCA
(1978) Perla • RCA
(1977) Perla • RCA
(1976) Palavras De Amor • RCA
(1975) Perla • RCA
(1972) Perla

[ Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre ]





Perla faz seu 'mix' de Brasil, Paraguai e Suécia
Por Mauro Ferreira ( 15/11/2008 )

"É Perla com um l. Não sou a Perlla do funk, não. Sou a Perla paraguaia", ressaltou Perla em meio à sua apresentação na oitava edição do Mix Music - como se fosse preciso explicar a diferença para o público GLS que ocupou, frenético, a pista da choperia do Sesc Pompéia/SP na noite de sexta-feira, 14 de novembro de 2008, para (re)ver Perla, uma das atrações do evento musical realizado dentro da programação paralela da 16ª edição do Mix Brasil - o Festival de Cinema da Diversidade Sexual, em cartaz em São Paulo até 23 de novembro.

Para a plateia do Mix Music, Perla é uma diva e, como tal, ela foi reverenciada enquanto apresentou seu show, alternando palavras em português e em espanhol para cantar um repertório que uniu Brasil, Paraguai e Suécia. Sim, para quem não sabe, Perla ocupou as paradas populares dos anos 70 com versões de sucessos do quarteto sueco ABBA. E foi justamente com uma delas, Pequenina (Chiquitita), que a cantora abriu seu set, fazendo discurso em favor da adoção de crianças e mostrando que a voz continua quase a mesma, assim como os cabelos longos. Na sequência, veio Fernando, número em que Perla, já empolgada pela recepção calorosa do público, fez graça ao pegar o celular de um espectador para fingir que estava falando com o personagem-título da canção do ABBA. "Alô, Fernando, está dormindo com alguém?", perguntou, marota.

Em seguida, evocando as origens paraguaias, a cantora pegou seu violão, botou um chapéu e atacou com uma versão bilingüe de Índia, a guarânia paraguaia que fazia sucesso no Brasil na voz de Gal Costa, em 1973, um ano antes de Perla despontar nas paradas nacionais com Estrada do Sol, música que lançou em compacto e que, claro, reviveu no Mix Music (com direito a coreografias que fez a platéia repetir) depois de cantar Galopeira e de entoar a capella alguns trechos agudos de Cucurucucu Paloma para exibir a extensão de sua voz.

[ Fonte: blogdomauroferreira.blogspot.com ]


[ Editado por Pedro Jorge ]


Nenhum comentário:

Postar um comentário