sábado, 23 de julho de 2011

Antônio Borba



"Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho."
Mahatma Gandhi
[ Fonte (frase): cantorantonioborba.blogspot.com ]

Nome completo: (carece de fonte)
Nome artístico: Antônio Borba
Data de nascimento: (carece de fonte)
Local: Varginha/MG
Gêneros: Popular-romântico e ritmos regionais.

DADOS ARTÍSTICOS

Começou a carreira artística como cantor romântico. A partir de 1975, passou a dedicar-se à música sertaneja. Em 1978, lançou, pela gravadora Polyfar/Philips, o LP "Antônio Borba", no qual canta músicas como "Você Está me Perdendo", de Cláudio Fontana; "Quando eu Menos Esperar", de Isolda; "Amor Verdadeiro", de Anastácia e Dominguinhos; "Letra do Envelope", de Lúcio Cardim e Cândido Idalírio dos Santos e "Despertar com Você", de sua autoria e Jean Pierre, além de três versões de Ronaldo Correia: "Perdoa a Minha Letra" para "Perdoname la Letra", de Chico Navarro, "O Último Ato" para "El Último Acto", de Chico Navarro, Muñeca e Mandy, e "Igual a Você" para "Lo Mismo que Usted", de Palito Ortega e D. Ramos. 

Em 1982, gravou, pela Som Livre, o LP "Caboclo decidido", no qual registrou vários clássicos da música sertaneja, como "Hoje eu não posso ir", de Lourival dos Santos e Tião Carreiro; "Do lado que o vento vai", de Raul Torres; "Caboclo Decidido", de Serrinha e "Minas Gerais", de Raul Torres e João Pacífico; duas composições de sua autoria: "No Meu Sertão eu Não Passava Fome", parceria com José Felipe, e "Cavalo Assassino", com Gilson Carlos e Fernando Lellis, além de "Sonho de Caminhoneiro", de Chico Valente e Neil Bernardes; "Felicidade de Caboclo", de Pechincha e Gino Alves; "Troca de Bala", de Zé Coqueiro e "Junco", de Téo Azevedo e Manoelito. 

Em 1991, lançou, pela gravadora Master Record, um LP que contou com as participações especiais de Sílvio Brito e, do então jogador do Palmeiras Elzo, seu primo.

[ Fonte: www.dicionariompb.com.br ]
___________________________________________________________________________________

O INÍCIO DE ANTÔNIO BORBA NA RÁDIO CLUBE DE VARGINHA/MG

A Rádio Clube de Varginha Completa 70 Anos no ar.

Ela revelou muitos talentos,como Silvio Brito, Gilberto Lima, Galvão Conde, José de Souza Pinto, Lila Lopes, Welington Venga(Tom Só), Donizete, Luiz Alberto, Laércio Rodrigues. Lá o adolescente Antônio Borba iniciou sua carreira, ainda adolescente e logo se transferiria para São Paulo/SP, onde estrelou na Rádio Record.

ANTÔNIO BORBA & SILVIO BRITO / Parceria, Amizade e Mineiridade

As Cidades irmãs, Varginha e Três Pontas. localizadas no Sul de Minas Gerais, deram dois frutos da musicalidade mineira, ANTÔNIO BORBA e SÍLVIO BRITO. 

Lapidados pelo cheiro da flor dos cafezais, suas vozes se entrelaçaram na produção de verdadeiros hinos que retratam o cotidiano do homem da roça, do povo simples das cidades, do jovem sonhador que deixa o campo,o pequeno municipio e vai para a Cidade grande. 

De poeta e louco,cada um tem um pouco. Sílvio Brito, sempre cantou a loucura nossa de cada dia, pra nos dizer que vale a pena lutar pelos sonhos.

ANTÔNIO BORBA NO PROGRAMA DE TONICO & TINOCO

Se estar com um já é privilegio, imagina ter a honra de estar com os dois, Falo de TONICO E TINOCO , que ANTÔNIO BORBA pode participar de seu programa. Considerados, os pais da moderna musica raiz brasileira. Hoje ainda podemos contar com a voz insuperável de TINOCO, que se apresenta por todo Brasil. 

Como diria, ROLANDO BOLDRIN, Tonico, "já viajou fora do combinado", mas sua obra continua encantando os amantes da verdadeira musica brasileira, a raiz, aquela que nasce das roças,da mata, das vendinhas, dos cafezais, do canavial, das boiadas que levantam a poeira do povo sertenejo.

ANTÔNIO BORBA - O INÍCIO DA CARREIRA EM VARGINHA/MG PROGRAMA PETIZADA ALEGRE

As décadas de 1950 e 60 eram efervecentes na cultura de Varginha/MG e região do Sul de Minas, caravanas de bairros e cidades vizinhas iam até a Cidade, para participarem de um Programa Infantil que revelava novos talentos da música, teatro, humor, era o Petizada Alegre, apresentado por Adjalma Guimarães. ANTÔNIO BORBA foi um dos que desde menino, participou desse verdadeiro celeiro musical.

[ Fonte: cantorantonioborba.blogspot.com ]
___________________________________________________________________________________

CLUBE DO BOLINHA

O CANTOR ANTÔNIO BORBA,TEVE GRANDES PARTICIPAÇÕES EM DIVERSOS PROGRAMAS POPULARES, DENTRE ELES, O INESQUECÍVEL CLUBE DO BOLINHA DA TV BANDEIRANTES (BAND)

O Clube do Bolinha foi um programa de auditório brasileiro exibido aos sábados pela Rede Bandeirantes.

Apresentando por Édson Cury, mais conhecido como Bolinha, o programa revelou muitos talentos da música brasileira, pois era uma vitrine para artistas consagrados ou em começo de carreira. Uma das características marcantes do programa era a irreverência do apresentador, que costumava conduzi-lo vestido com camisas bufantes supercoloridas. No palco havia as festejadas boletes, dançarinas contratadas para animar o palco. As principais delas eram Zulu (a bolete que nunca sorria) e a belíssima Loraina, destaque na última abertura do programa. Algumas antes de se tornarem boletes dançaram no programa do Chacrinha como Índia Amazonense, Sonia Rangel, Rita Cassino, Rose Cleópatra, Mara Prado, Sandra Veneno, Regina Polivalente, Leda Zeppelin, Kátia Pavão, Fátima Boa Viagem, Gracinha Copacabana, Gracinha Portelão, Chininha. 

O Clube do Bolinha foi durante anos a principal atração das tardes de sábado da Rede Bandeirantes.

Fonte: Wikipédia.

[ Fonte: cantorantonioborba.blogspot.com ]
___________________________________________________________________________________



ANTÔNIO BORBA NO PROJETO CANTO DA TERRA

Feras como Téo Azevedo, Deivi Rose, Adalberto Tafuri e Antônio Borba, fizeram parte do Projeto Canto da Terra levado na década de 1980 pela Secretaria de Cultura de São Paulo a várias Cidades paulistas.       

Com o comando do Secretário de Estado da Cultura Deputado Cunha Bueno, a ideia foi preservar e divulgar as verdadeiras raízes da nossa música, raizes que estavam se diluindo com o passar dos anos.         

Canto da Terra não esqueceu que a imensidão do País com costumes, crenças e supertições caracterizavam cada região enriquecendo sensivelmente as letras, melodias e ritmos, tornando assim fonte inesgotável de temas e recursos para os compositores. Música brasileira, do Norte, do Sul, folclórica, sertaneja ou urbana, o projeto foi sucesso de público e crítica.

O Grupo Terra Molhada, apresentou as canções-raízes- Asa Branca e Boiadeiro Errante; Deivi Rose cantou Gaivota, Cálix Bento, Coração de Palha e Canta Moçada; Antônio Borba, saudou o público com Vozes da Seca, Saudação e o Trem tá Feio, Grito da Terra, Marujos, Catopes e Caboclinhos e Chupin Arrancador de Arroz e o cantor, compositor e repentista Téo Azevedo selecionou para a plateia Faculdade Sertaneja, Calangueando,Ternos Pingos de Saudade e Poesia Matuta. Todos encerravam o espetáculo no palco, em total interação com a distinta plateia.

[ Fonte: cantorantonioborba.blogspot.com ]

___________________________________________________________________________________

[ Música - 25.01.2013 ]
Borba prestigia o lançamento da Coleção Aplauso e revê amigos de bons tempo / Antônio Borba esteve no lançamento dos Livros da Coleção Aplauso

Livros registram as trajetórias de Adelaide Chiozzo, Quarteto em Cy, Cida Moreira, Célia, Francisco Carlos, Inezita Barroso, Jair Rodrigues, Leny Andrade, Johnny Alf, Marlene e Gerald Thomas
A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo lançou, no MIS-Museu da Imagem e do Som, 11 títulos da Coleção Aplauso. Serão dez títulos da Série Música com o registro e a trajetória de grandes intérpretes da música brasileira. E um da Série Especial sobre o dramaturgo e diretor Gerald Thomas.

Os leitores poderão conhecer os perfis de Adelaide Chiozzo, as meninas do Quarteto em Cy, Cida Moreira, Célia, Francisco Carlos, Inezita Barroso, Jair Rodrigues, Leny Andrade, Johnny Alf, Marlene e Gerald Thomas.

Para o primeiro semestre de 2013, estão previstas as biografias da atriz Cacilda Becker escrita por Maria Thereza Vargas, da cantora Alaíde Costa por Ricardo Santhiago e da atriz Vida Alves por Nelson Natalino.
Antonio Borba esteve lá e pode conferir a performance de amigos de vários e bons anos, como Adelaide Chiozzo e Inezita Barroso, onde foi muito bem fotografado pela Angular Cãmara da amiga Vó Jacy.
Criada em 2004, a coleção registra a trajetória dos principais protagonistas do cinema, da música, do teatro e da televisão brasileira, preservando a memória da cultura nacional e democratizando o acesso ao conhecimento e à informação.

Os Livros e Seus Autores:
* Adelaide Chiozzo - O acordeom e o beijinho doce-Autora: Patricia Rodrigues-220 páginas;
* As Meninas do Cy - Vida e música do Quarteto em Cy-Autora: Inahiá Castro-252 páginas;
* Cida Moreira - A dona das canções-Autor: Thiago Sogayar Bechara-288 páginas;
* Célia - Entre o mundo e a minha voz-Autor: Caio de Andrade-144 páginas;
* Francisco Carlos - O maior ídolo dos anos dourados-Autor: Jonas Vieira-152 páginas;
* Inezita Barroso - Com a espada e a viola na mão-Autor: Valdemar Jorge-208 páginas;
* Jair Rodrigues - Deixa que digam, que pensem, que falem-Autora: Regina Echeverria-144 páginas;
* Leny Andrade - Alma mia-Autora: Regina Ribas-132 páginas;
* Johnny Alf - Duas ou três coisas que você não sabe-Autor: João Carlos Rodrigues-148 páginas;
* Marlene - A incomparável-Autora: Diana Aragão-272 páginas.

Criada em 2004, a coleção registra a trajetória dos principais protagonistas do cinema, da música, do teatro e da televisão brasileira, preservando a memória da cultura nacional e democratizando o acesso ao conhecimento e à informação.

Fonte: Blog Antônio Borba, 25.01.2013.

Comentário:
"Grandes lançamentos da Coleção Aplauso. Preservando, assim, a memória musical e afetiva de nossos verdadeiros artistas. Parabéns ao Antônio Borba, grande cantor e incentivador da cultura popular e autêntica por sua presença no evento. Belíssima homenagem, em forma de Acróstico, do "Poeta do ABC" ao Borba. Parabéns e felicidade para todos".
Pedro Jorge de Melo ( Blog Arapiraca Legal).

ÁLBUM DE FOTOS


Inezita e Borba, risos e muita história pra contar -Eta Trem Bão Uaiiiiiiiii.
Inezita Barroso e Antônio Borba

Antonio Borba e a Cantora Adelaide Chiozzo(da conhecidissima Música Beijinho Doce).
Antônio Borba e Adelaide Chiozzo

[ Fonte (Link): http://www.ofir4news.com.br/news.php?id=32011 ]

___________________________________________________________________________________

ACRÓSTICO

BORBA CANTOR
Por José Carlos Gueta, "O POETA DO ABC".

B orba foi rever os amigos dos bons tempos
O lançamento da Coleção Aplausos ele prestigiou
R eunião de interpretes com seus lançamentos
B onitas fotos a câmera da Vó Jacy ali registrou:
A delaide Chiozzo - O acordeom e o beijinho doce.

C om Inezita Barroso – Com a espada e a viola na mão
A coleção traz os grandes artistas para eu e você
N omes do cinema, música, teatro e da televisão.
T odos estes livros preservam o talento e a memória
O livre acesso ao conhecimento e à informação
R ecebendo do povo Aplausos pela nobre trajetória.
[ Fonte: http://www.ofir4news.com.br/news.php?id=32011 ]
[ Editado por Pedro Jorge ]

SAIBA MAIS
Blog oficial - cantorantonioborba.blogspot.com

CONTATOS PARA SHOWS
Telefone: (11) 6241.7269
E-mail: borbacantor@bol.com.br

3 comentários:

  1. Olá Antônio Borba!
    Te desejo um FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO repleto de sucesso, felicidade, saúde e luz ao lado de seus familiares e amigos.
    São os sinceros desejos de teu fã,
    Pedro Jorge.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Pedro Jorge.
    Também desejo a você, toda sua família e a turma boa de seu maravilhoso Estado. Torço para que o ASA suba para a série A no ano que vem.
    UM ÓTIMO NATAL E UM GRANDE ANO NOVO!
    Estive ultimamente na Rádio Terra e na Rádio Capital nos Programas do Antônio Carlos Gomes e do Serafim, respectivamente.


    Um forte e abraço do irmão BORBA.

    ResponderExcluir
  3. Ola Antonio Borba!
    Meu pai é seu fã. Ele agora me deu uma missão quase impossivel conseguir em cd a música "Felicidade de Caboblo" que vc gravou no seu LP "Caboclo Decidido", ele tem o lp, mas não temos o som para toca-lo. Vc não pretende lançar cd?
    Abraços.

    Adriane Fiuza (fiuzza.adriane@gmail.com)

    ResponderExcluir