BIOGRAFIA
Banda Catedral – “Música sem Fronteiras e Preconceitos”.
“A melhor performance do Pop/Rock Nacional” sempre com qualidade e conteúdo “Para Todo Mundo”.
No final de 1999 chegava ao grande mercado o álbum “Para todo Mundo” – primeiro CD da Banda Catedral pelo selo Continental east west – Warner. A Catedral que era até então a maior banda de “gospel rock” do Brasil com quase 2 milhões de CDs vendidos em 12 anos de estrada tomou uma decisão importante e definitiva em sua sólida carreira: “ousar”, ampliar seu espaço e levar sua música, sua ideologia, seu conteúdo e seu talento para todas as pessoas, sem preconceitos, regras, rótulos e etc. a música “Eu quero sol nesse jardim” depois de muita resistência da mídia em geral começou a ser executada por uma grande rede de rádios em todo o Brasil, a rede Transamérica FM e ai começou a aparecer o conteúdo diferenciado dessa magnífica banda. “Uma canção de amor pra você” segunda música de trabalho do álbum de estréia foi o primeiro clipe executado na MTV e no canal Multishow e de sobra já deu a banda a sua primeira indicação a um grande prêmio de música o prêmio Multishow na categoria banda/revelação do ano de 2000.
Foram 3 anos de sucesso na Multinacional Warner com 3 CDs gravados, 3 coletâneas e mais de 300 mil cópias vendidas com destaque para Mais do que imaginei segundo CD pelo selo Continental east west com praticamente 100 mil cópias vendidas e tendo uma das músicas de maior sucesso da Banda: “Eu Amo Mais Você”.
“Eu amo mais você” deu a Banda Catedral visibilidade geral em todo mercado de pop rock no Brasil. Foi um grande sucesso alcançando os primeiros lugares de quase todas as rádios roqueiras importantes deste País além do clipe ter arrebentado de vez na MTV com 2 primeiros lugares no Disk e 1 segundo lugar no top 20 Brasil. Deu a banda também sua primeira indicação ao VMB 2001 e fez dela a mais pedida do ano na MTV entre as bandas de rock nacional.
Terminando seu ciclo na Warner a Banda Catedral lançou em 2002 o Cd 15 andar já pelo selo WEA, mas infelizmente não teve o apoio logístico e de mídia esperado e se compararmos nem “igual” {e já não era o ideal…} ao que teve na Continental east west nos 2 trabalhos anteriores.
A Warner naquele momento passava por algumas mudanças estruturais e também em sua diretoria e isso definitivamente não foi bom pra banda, mesmo assim o Cd teve boa repercussão em todo o Brasil e fez sucessos como “Tchau” que ficou na primeira página da Crowley chegando ao 7 lugar geral de rádios em SP, Um minuto, O que não se pode explicar aos normais entre outras e surpreendentemente alcançou uma boa média de vendas.
No começo de 2003 a banda entrou em estúdio para gravar seu novo trabalho de carreira e procurar então uma nova gravadora para continuar as suas atividades profissionais. Começava então a gravação de A resposta de 1 desejo que seria lançado posteriormente somente no final de 2004. É que nesse meio tempo um “namoro antigo” veio à tona com força.
A “Line Records” tinha interesse na contratação da Banda Catedral desde a época inicial da Warner, mas como a Banda já havia fechado mesmo que verbalmente com a Warner se criou uma vírgula nessa relação que teria continuidade então em 2003. Desse reencontro nasceu um projeto que de cara já parecia vitorioso: Acima do nível do mar – 15 anos ao vivo – que foi gravado no teatro da TV Record no Rio de janeiro em Setembro de 2003. Mas antes disso o destino muda de vez a vida dos integrantes da Banda Catedral. A morte de Cezar, guitarrista da banda em um acidente de carro. Ele tinha saído com a família para comemorar o acerto com a nova gravadora e infelizmente houve uma fatalidade. Cezar além de super talentoso e único como guitarrista no rock brasuca era irmão de Kim e Julio. Tudo parecia ser o fim. O fim dos sonhos, o fim de uma trajetória de muitas conquistas e de muitas vitórias. De tantas coisas maravilhosas realizadas. Mas como eles poderiam parar de sonhar? Ou como esqueceriam ou deixariam de lado todos os sonhos que ainda não realizaram e que sempre desejaram? Como deixariam de lado tudo que conquistaram com tanta luta e amor pelo trabalho? Pois bem, á vida é frágil e viver é um lindo momento quando se sabe amar, a Banda Catedral soube amar, sonhar, ousar e continuar. Acima do nível do mar foi um sucesso avassalador com mais de 150 mil cópias vendidas dando a banda o seu primeiro “Cd de ouro” a moda antiga no grande mercado e inaugurou super bem o selo Record Music, que posteriormente foi destinado às novelas da casa.
Além disso, deu a Banda Catedral sua segunda indicação ao VMB na escolha da audiência com o “hit nacional” Quem disse que o amor pode acabar? E ainda deu a banda o troféu especial do site universo musical na categoria Cd ao vivo Pop rock do ano concorrendo com gente de peso, como J. Quest e Paralamas.
Essa música tinha o poder de resumir a ideologia da banda no palco. A turnê de 2004 foi incrível! Sucesso do Oiapoque ao Chuí, a linda história tinha continuidade com a força de um desejo coletivo enorme meio que inconsciente, e inexplicável. Mas a Banda Catedral não se explica “se ama ou se odeia, apenas isso”. Existe um Q diferenciado num jogo de palavras e conceitos que definem o sucesso da Catedral, mas é difícil ver sem ser sensível de coração.
Depois do sucesso avassalador de Acima do Nível do mar existia uma grande responsabilidade no trabalho seguinte, então veio A resposta de 1 desejo que também inauguraria o selo “New Music” {que hoje é uma gravadora independente da Line} para o mercado popular e que deu continuidade ao grande sucesso da banda tanto em vendas com mais um Cd de ouro com cerca de 70 mil CDs vendidos como em resultados maravilhosos dentro de canais super importantes como a MTV, TV e em rádios pelo Brasil afora.
“A poesia e Eu” primeiro single do Cd deu a banda a terceira indicação ao VMB na MTV Brasil também na categoria escolha da audiência e bateu todos os recordes anteriores no Disk e no Top 20 Brasil. No Disk o clipe ficou mais de 4 meses entre os mais votados conseguindo 3 primeiros lugares e no Top 20 o inédito 1 lugar foi enfim alcançado.
Além disso, “Para um novo tempo começar” segunda música de trabalho desse Cd começou a entrar em rádios mais adultas, como a rede Nova Brasil FM levando a música da banda a um publico direto que curte música de qualidade e muita MPB diversificando e aumentando assim ainda mais o universo musical da banda.
O ano de 2006 começou a todo vapor com uma notícia maravilhosa e inesperada para a Banda que era o “DVD de ouro” de Acima do nível do mar por mais de 25 mil cópias vendidas e também com o então “lançamento” de um Cd especial chamado “Atemporal”, segundo trabalho pelo selo “New Music” e que foi um presente para todos os fãs de longa data com 10 releituras de grandes sucessos da época de 94 a 98 mais quatro músicas inéditas, sendo que três delas ainda com a participação do Cezar {in memorian} na guitarra.
Este Cd passou de 40 mil cópias vendidas, ou seja, quase um Cd de ouro de praticamente uma coletânea. Além disso, o Cd ainda trazia um bônus track especial: a regravação de A dois passos do paraíso que fez parte da trilha sonora da novela Prova de Amor da Rede Record de televisão.
Nesse início do ano de 2006 ainda saiu o DVD especial “Catedral videoclipes” com todos os clipes feitos pela banda de 2000 a 2005. Em Junho de 2007, a Banda Catedral voltou a lançar após dois anos e meio {desde A resposta de 1 desejo} um Cd totalmente inédito e inovador chamado “Enquanto o Sol brilhar” muito bem visto pela critica em sua maioria, que agradou a 90% do publico em geral da Banda e firmou o trabalho da mesma como MPB/Rock de qualidade.
Em 2008 a Banda Catedral retratou os 20 anos de estrada durante uma gravação especial de um CD duplo e um super DVD com forte infra-estrutura da gravadora New Music.
Os 20 anos de estrada da Banda Catedral foram retratados em grande estilo durante a gravação do CD duplo e DVD, realizada na noite do dia 22/08, no Teatro da Rede Record, em São Paulo. Kim, Júlio e Guilherme levaram alegria aos fãs oriundos de diversas cidades do país, que já se organizavam em fila três horas antes do show.
No megashow, que teve produção musical assinada pelo renomado Carlos Trilha e direção de vídeo da Complô Produções, a Banda Catedral relembrou alguns dos maiores sucessos que marcaram os 20 anos de carreira, como “Atemporal”, “Estrelas do Amanhã”, “Quem Disse Que o Amor”, entre outros. Ao total, foram 25 músicas, sendo quatro inéditas: Feliz”, “Joga Fora”, “Inexoravelmente” e “O Que é Que Há Rapaz?”“.
Na música “Enquanto o Sol Brilhar”, a banda dividiu o palco com o cantor Vinny, carioca bem humorado dono de uma voz grave e soturna que ficou conhecida no país com o sucesso “Heloísa, Mexe a Cadeira”. “Eu já conheço os meninos da Banda Catedral há muito tempo, costumamos jogar futebol juntos. Sempre admiramos os trabalhos mutuamente, trocamos discos, então quando fui convidado para participar do DVD, prontamente aceitei e fiquei muito honrado. A música que vamos cantar tem muito a ver com o meu estilo, é bem acústica e baseada em uma poesia lindíssima”, explicou Vinny.
Uma das participações mais esperadas da noite era de Luka, que levantou o público com a música “Tchau”. A cantora, famosa pela música “Tô Nem Aí”, se mostrou muito feliz com o convite. “Estou muito lisonjeada por estar participando de um projeto maravilhoso, de uma banda tão boa. Espero poder somar a esses 20 anos de carreira”, declarou.
Já na canção “Eu Tenho”, foi a vez de Milton Jorge e Samuel Ribeiro, da Banda Sinal de Alerta, receberem o reconhecimento por terem contribuído para o sucesso da Catedral. “No auge da nossa carreira, quando estávamos na mídia freqüentemente, convidávamos a Banda Catedral para abrir os nossos shows e, inclusive, a primeira apresentação deles com cachê foi uma indicação nossa. Ficamos muito felizes e honrados com esse convite, pois se trata de um reconhecimento por parte deles”, esclareceu Milton. O show, cujo conteúdo será lançado em CD duplo e DVD, também contou com a presença de Liah, que emocionou o público ao cantar “Do Meu Querer”.
Ao final do show, Kim foi surpreendido com uma homenagem da gravadora New Music, que “entregou enfim” à banda o Disco de Ouro pelo CD “A Resposta de 1 Desejo” e o DVD de Ouro pelo álbum “Acima do Nível do Mar”. “Esse reconhecimento nos deixa muito feliz, principalmente pelo momento que estamos vivendo. Todo o show aconteceu como planejamos, com produção de ponta. Tenho certeza que esse trabalho será um dos mais lindos que já gravamos, pois envolveu pessoas super competentes. Os CDs já saíram no início de Dezembro, mas o DVD super especial chega as lojas de todo Brasil agora em março/Abril de 2009 e já é uma dos produtos mais esperados dentro do Pop/Rock Nacional!
A Banda Catedral é hoje com certeza dentro da história real do Rock Nacional uma das 10 maiores Bandas de todos os tempos em termos de vendagem! Isso definitivamente não é para qualquer um!
A música Joga Fora, primeira faixa de trabalho do projeto 20 anos Na Estrada Ao Vivo será um os temas principais da Novela “Promessas de Amor” da Rede Record que estréia no fim de março desse ano!
Catedral é isso: uma história real e única de sucesso que não pode ser explicado como os outros. Porque pedindo licença poética os outros são os outros e só…
Em 2010 a Banda Catedral lança “Pedra Angular” que é um CD especial que marca o fim de alguns ciclos! Não só na gravadora Line Records {da qual temos um imenso carinho e levaremos esse sentimento no peito para onde formos} onde tivemos {Catedral e Kim} “um período realmente vitorioso” com uma média de vendas “invejável para o segmento pop/rock” de quase 90 mil unidades/ano. Mas também de “um ciclo de resgate de um trabalho” que foi muito injustiçado e tolhido no passado. Mais uma vez a Banda Catedral mostra a sua conduta profissional e deixa clara a sua mensagem de “99/2000” quando ampliou seus horizontes musicais de forma digna e correta para o mercado popular em uma atitude até então inovadora dentro do mercado gospel. A música da Banda Catedral é Para Todo Mundo porque sempre foi e sempre será assim! Essa liberdade musical que temos hoje de criar o que quisermos e de cantar o que o nosso coração mandar é inegociável! Deus nos deu o talento natural e nós levamos isso muito a sério. Nosso compromisso é com a qualidade e com o conteúdo musical! Com a arte e com a cultura e será assim dentro da nossa carreira para todas as pessoas,, independente de religião, raça, classe social e etc. Catedral é isso: sempre uma revolução!
Mesmo assim gostaria de salientar a atitude da Banda com seu trabalho, sempre valorizando suas fases e o seu conteúdo no geral! A Banda Catedral NUNCA negou a sua origem e MUITO MENOS menosprezou a sua obra.
O CD Pedra Angular vem numa espécie de “Atemporal volume 2” {com o diferencial de ter seis músicas inéditas} marcar como já disse anteriormente o fim de um ciclo de regravações! De um esforço comprometido da Banda de recolocar “grande parte do seu importante repertório de sucessos” a disposição de seu querido público! E a Banda Catedral mais uma vez conseguiu isso, graças a Deus e a vocês, nosso público! Nós somos a Banda Catedral e somos alicerçados simplesmente Pela Pedra Angular! Quem será contra nós? Gostem ou não! Essa é A Verdade! Nós temos muito orgulho de tudo que vivemos e sempre mostramos isso com os nossos trabalhos!
O CD Pedra Angular vem de uma maneira especial sustentar de vez e divulgar aos quatro ventos uma realidade que muitos ainda não queriam enxergar, mas que já existia desde 2000: nós não temos preconceitos e nem fronteiras! Nossa música é universal e atemporal! Sempre foi extremamente popular no sentido de ser para todos! E sempre será! Não devemos nada a ninguém e muito menos temos que dar quaisquer explicações a A ou B! Somos diferentes graças a Deus! Seguiremos a nossa trilha com a mesma singularidade e coragem! Faremos os CDs que quisermos fazer! Nosso compromisso não é com rótulos e NUNCA mais será! Nosso compromisso é com o nosso coração, é com o nosso dom, com a nossa música, é com o nosso Deus!
Sem investimento pesado e sempre na contra mão do sistema, “sem padrinhos ou madrinhas famosas” a “qualidade do trabalho” desses rapazes que começaram na Baixada Fluminense há 20 anos atrás é incontestável, inabalável e ultrapassa todas as barreiras existentes. Os números não mentem jamais e nos últimos nove anos {2000 a 2010} foram bem verdadeiros e generosos com a banda com cerca de “900 mil CDs DVDs vendidos…”.
E a saga catedrática continua em sua maior idade, “agora mais forte do que nunca…” Sempre!
Catedral é MPB/Rock de conteúdo e qualidade! A Única Banda em todo o Brasil e América Latina a fazer sucesso em dois mercados de músicas distintos. De 1988 a 1999 na música gospel e de 1999 até os dias atuais dentro da MPB, no Rock Nacional. É também a única Banda que é TOTALMENTE CONTRA AS DROGAS E A SUA LEGALIZAÇÃO! Suas músicas falam de amor, de paz, de justiça, com temas sociais, românticos e do nosso cotidiano sempre com muita poesia e bom gosto nas letras de Kim. A Banda comemorou em novembro de 2008 seus 20 anos de vida com praticamente 3 milhões de CDs/unidades vendidas e com muito gás para outros 20 anos! Por isso definir o que é Catedral é uma tarefa difícil!
Pois Catedral é uma lição de vida! E ao mesmo tempo Catedral é superar obstáculos! Catedral é paixão pela música e pela arte! Catedral é também vencer preconceitos!
Catedral é vencer as mitologias de esquina! Catedral é uma REALIDADE de Sucesso! Catedral é muita técnica, capacidade e estudo! Catedral é compromisso com música de verdade! Catedral é saber cantar, saber tocar! Catedral é domínio
de palco, é competência! Catedral é mágica no ar em cada show, em cada acorde, em cada nota! Catedral é nunca desanimar, é sempre acreditar! Catedral é
ir em frente, sempre! Catedral é música para todas as classes, para todas as raças, para todas as religiões! Catedral é música para todo mundo, para toda gente! Sempre!
Banda Catedral é:
Kim – Voz e Guitarra base – compositor, letrista e produtor musical da Banda.
Júlio – Baixo e solos – compositor e produtor musical da Banda.
Guilherme – Bateria
Por tudo isso, seja muito bem vindo a nossa Catedral = MPB/Rock de conteúdo e qualidade!
[ Fonte: www.bandacatedral.com.br ]
RELEASE / Lançamento
Banda Catedral homenageia os fãs com o lançamento do CD especial “Pedra Angular”
Uma homenagem aos fãs e à origem da Banda Catedral. Assim se define o CD especial “Pedra Angular”, lançamento que reúne o melhor do pop rock nacional em 12 faixas, sendo seis inéditas e seis regravações, com destaque para os sucessos “Meio Sem Querer”, “Pai Nosso”, “Amor Verdadeiro” e “Homens e Vozes”.
Com Kim no comando na guitarra base e vocal, Júlio Cezar no baixo e Guilherme Morgado na bateria, a banda já soma 22 anos de estrada. O álbum lançado pela Line Records conta com a direção geral de Sérgio Lima e tem a produção musical assinada por Kim e Júlio.
“Esse trabalho é muito especial porque consiste em um CD tributo, em que prestamos homenagem à origem da banda e aos nossos fãs que sempre nos acompanham nestes 22 anos de carreira. Neste projeto continuamos com a mentalidade artística e profissional que caracterizou o ‘Catedral’ no mercado”, explica o vocalista da Banda, Kim.
Para surpresa dos fãs, as canções aparecem totalmente diferentes, com novos arranjos, cordas e até instrumentos. “Só não mudamos as letras, o restante é tudo novo. Na música ‘Pai Nosso’, por exemplo, colocamos até o som de orquestra em uma mistura do erudito com o punk/rock”, adianta o cantor.
Um dos carros-chefes do repertório é a canção “Teu sorriso” que retrata muito bem “a harmonia que temos há 22 anos, acreditamos que tudo construído na rocha é sólido e para sempre, por isso a escolha do título”, destaca Kim.
Outras canções que merecem destaque são: “Tudo Pode Mudar” primeira música de trabalho, “E O Que é o Amor?”, “Quem me dera”, “Onde o Amor Reinar”, “Blecaute”, entre outras.
Faixas do CD:
01. Tudo Pode Mudar – 02’24”– (Kim e Julio)
02. Pedra Angular – 02’53” – (Kim e Julio)
03. Ao Teu Lado – 04’09” – (Kim e Julio)
04. Meio Sem Querer – 04’02” – (Kim e Julio)
05. E O Que É O Amor – 02’47” – (Kim e Julio)
06. Teu Sorriso – 04’04”– (Kim e Julio)
07. Quem Me Dera – 03’58” – (Kim, Cezar e Julio)
08. Amor Verdadeiro – 03’16” – (Kim, Cezar e Julio)
09. Onde O Amor Reinar – 03’26” – (Kim, Cezar e Julio)
10. Blecaute – 02’25” – (Kim, Cezar e Julio)
11. Homens E Vozes – 03’29” – (Kim, Cezar e Julio)
12. Pai Nosso – 02’01” – (Kim, Cezar e Julio)
[ Fonte: www.bandacatedral.com.br ]
[ Editado por Pedro Jorge ]
CONTATOS
“Performance Be Record”
Juca Muller
21 2527 0977 / 7566 4147 / 8226 1774
juca.muller@performance.art.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário