sábado, 23 de julho de 2011

Carlos Colla




Nome completo: Carlos Carvalho Colla
Nome artístico: Carlos Colla
Codinome: "O Compositor do Rei"
Data de nascimento: 05/08/1944
Local: Niterói/RJ
Gêneros: Popular-Romântico, MPB, entre outros.




BIOGRAFIA


Carlos Carvalho Colla (Niterói/RJ, 5 de agosto de 1944) é um compositor e produtor musical brasileiro.


Filho de imigrante italiano, Carlos Colla, como é conhecido, nasceu em agosto de 1944 em Niterói, no Rio de Janeiro, e hoje vive na capital fluminense. Desde muito jovem, interessou-se por música. Aos 14 anos mudou-se com a família para Teresópolis, região serrana do Rio, onde conheceu e fez amizade com o violonista Alfredo Pessegueiro do Amaral.
Teve dois filhos no primeiro casamento, Carlos Colla Júnior e Daniela, e, do relacionamento de dois anos e meio com a Miss Brasil Marisa Fully Coelho, uma filha, Laura.


Durante anos, Carlos Colla custeou os estudos se apresentando nas noites do Rio, até ser convidado por Mauricio Duboc para participar do conjunto musical O Grupo.


Compositor de Roberto Carlos
Foi numa apresentação do conjunto O Grupo no Canecão que Carlos Colla e Roberto Carlos se conheceram. Acompanhado de Maurício Duboc, Colla foi pedir ao Rei uma música e, prontamente, Roberto Carlos respondeu: "tudo bem, desde que vocês façam uma pra mim".


Carlos Colla se entregou ao desafio de corpo e alma e compôs com Maurício as músicas A Namorada e Negra, que Roberto Carlos gravou em 1971. Nascia o compositor e a parceria de grandes sucessos, Colla e Duboc. Desde então, Carlos Colla figura entre os compositores preferidos do Rei, com mais de 40 sucessos gravados por ele.


Em 1977, Roberto Carlos explodia nas rádios com mais uma composição de Carlos Colla, o eterno sucesso Falando Sério. A repercussão foi tamanha que, tempos depois, Falando Sério seria gravada por inúmeros artistas, em vários idiomas.


De advogado, a Eterno Poeta
Em 1974, Carlos Colla graduou-se bacharel em Direito. Durante dez anos, exerceu brilhantemente a carreira de advogado, mas não abandonou o amor pela música e tampouco a inquietação de compor as canções encomendadas pelo mais importante intérprete brasileiro, Roberto Carlos.


No ano de 1980, Carlos Colla trabalhava na OAB do Rio de Janeiro e presenciou a explosão da famosa carta bomba, episódio que marcou a história política do Brasil e também assinalou o fim de sua carreira advocatícia. Colla passou a dedicar-se inteiramente à sua arte, e presenteou o público com uma enorme quantidade de composições que, na voz de grandes intérpretes da MPB, se transformaram na trilha sonora da vida de milhares de brasileiros.


Obra
Carlos Colla emplacou vários sucessos e produziu muitos artistas, dentre os quais, o cantor mexicano Luis Miguel, e a turnê Brasil do grupo musical Menudo, fenômeno porto-riquenho.


Como intérprete, gravou suas composições em dois trabalhos: um LP, pela gravadora Som Livre, e um CD, pela Transcontinental. Em 2009 lançou seu primeiro DVD "50 Anos de Música", pela Diamond, onde comemora seus 50 anos de carreira e seus grandes sucessos.


Até hoje, intérpretes, grupos musicais, bandas e inúmeras duplas sertanejas, gravam canções de Carlos Colla. A partir de então, Carlos Colla compôs várias músicas gravadas por artistas. Também atuou com produtor, já tendo produzido o Menudo no Brasil, assim como Luis Miguel.


Composições ( Seleção )
"Falando sério" (parceria com Maurício Duboc), Roberto Carlos
"Pra te dar Felicidade" (parceria Kely Reinttz) - Alcione
"Dança do Côco", Xuxa
"Hoje a noite não tem luar", Legião Urbana
"Daqui prá frente" (parceria com Maurício Duboc), Vanusa
"Cortinas" (parceria com Fred Falcão), Vanusa
"Eu quero mais" (parceria com Lilian Knapp), Sandy & Junior
"Pra que mentir" (parceria com Marcos Valle), Erasmo Carlos
"Mel na minha boca" (parceria com Nenéo), Grupo Desejos
"Meu disfarce" (parceria com Carlos Roque), Fafá de Belém
"Anoiteceu" (parceria com Mauro Motta), Fafá do Belém
"Sinto muito" (parceria com Chico Roque), Wanderléia
"Tô deixando você" (parceria com Chico Roque), Chitãozinho e Xororó
"Na hora do adeus" (parceria com Chico Roque e Matogrosso), Matogrosso & Mathias
"Orgulho não leva a nada" (parceria com Michael Sullivan), The Fevers
"Doces algemas" (parceria com Nenéo), Wanderley Cardoso
"Avenida paulista" (parceria com Gilson), Wanderley Cardoso
"Eu quero ter felicidade" (parceria com Peninha), José Daniel Camillo
"Um gato que vai" (versão de "Un gatto nel blu"), José Daniel Camillo
"Sotaque do Interior"(parceria Kely Reinttz)- Alex e Gabriel.


[ Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre ]


Compositor Carlos Colla Cria Colla Produções no Rio

Presente na vida de milhares de brasileiros por intermédio de seus grandes sucessos como compositor, Carlos Colla acaba de criar no Rio de Janeiro a Colla Produções. A empresa abre as portas apostando inicialmente em novos talentos infanto-juvenis.

A primeira artista a ganhar destaque no cast da Colla Produções se chama Maria Clara e será lançada em breve num álbum que mistura pop, rock e country music. A sambista Gabriela Melim, de apenas 16 anos, e os sertanejos Rodrigo e Diogo, ambos com apenas 18 anos, também serão lançados ainda este ano pela empresa.

Todos os CDs da companhia serão gravados sob a supervisão do maestro Leandro Barros e a direção de Carlos Colla. E, claro, seus repertórios poderão contar com regravações de alguns dos maiores hits do pop e sertanejo, músicas de compositores parceiros de Colla ou do próprio.

[ Fonte: www.portaldosucesso.com.br, 06/06/2011 ]


O Compositor Predileto dos Cantores Brasileiros Escreve Seu Primeiro Livro

" A Namorada", conta a trajetória da vida de um dos muitos personagens que Carlos Colla cria para compor. Autor de 44 sucessos de Roberto Carlos é a primeira vez que esse grande poeta revela para o público o segredo de tantas canções consagradas. 

Destinado ao leitor adulto o livro segue com romance e paixão do começo ao fim. A Namorada foi também nome da primeira música escrita por Carlos Colla em parceria com Maurício Duboc e gravada por Roberto Carlos e que até hoje faz parte do imaginário coletivo dos brasileiros. O livro relata a história de um jovem casal que descobre o doce sabor do amor em meio a preconceitos familiares e diferentes classes sociais. Os dois seguem com suas histórias cotidianas, porém eternamente apaixonados, o que faz com que ambos cometam atitudes extremas em nome deste grande amor. 

Atual, verdadeiro, polêmico, romântico e apaixonante, "A Namorada" é sem sombra de dúvida uma bela contribuição para a literatura brasileira.

[ Fonte: www.carloscolla.com.br, s/d ]




Carlos Colla Autografa Primeiro Livro no Leblon

Na próxima sexta-feira (dia 5), o cantor e compositor Carlos Colla celebrará seu aniversário de uma maneira muito especial. O artista autografará seu primeiro livro, “A Namorada”, na Livraria da Travessa, no Leblon, no Rio de Janeiro, às 19h. A obra é inspirada em seu primeiro sucesso gravado por Roberto Carlos, composto em parceria com Maurício Duboc. A faixa é uma das 44 canções do hitmaker gravadas pelo Rei.

O livro será lançado pela Editora Prestígio, do grupo Ediouro, e custará cerca de 40 reais. Carlos Colla escreveu “A Namorada”, utilizando-se da mesma forma usada para compor suas canções: “De tempos em tempos crio personagens para que estes me sirvam de inspiração. Como Roberto Carlos foi o meu primeiro intérprete e o que mais músicas gravou de minha autoria, acabei tendo em mente todo o roteiro com um grande cenário. E essa música foi um start na minha carreira de compositor. Naquele tempo, assim como meu personagem principal, ‘Luiz’, além de atuar como advogado, eu também era músico e tocava na noite do Rio de Janeiro. Mas as semelhanças param por aí. O livro narra a história de um casal que descobre o amor em meio a preconceitos familiares e diferenças sociais”, conta o músico.

[ Fonte: www.portalsucesso.com.br, 03/08/2011 ]







ENTREVISTA 


Carlos Colla, o Compositor das Vozes de A a Z 
Por Fábio Rizzoni


De Adriana Calcanhotto a Zezé di Camargo, são incontáveis os nomes da música popular brasileira que já gravaram ou cantaram canções escritas por Carlos Colla, o advogado que trocou o direito pela música e que, nas últimas décadas, se tornou um dos autores de maior popularidade da MPB.


Em 2009, Carlos Colla se prepara para lançar seu primeiro DVD, gravado ao vivo no ano passado no Canecão, no Rio de Janeiro, onde comemora 50 anos de carreira, interpretando ele mesmo suas obras primas, com participação especial de Alcione.


Por telefone, Carlos Colla conversou conosco, e falou sobre momentos de sua carreira, parceiros e intérpretes que, reunidos, somam mais de 2000 canções gravadas.


Música & Letra – Como é que surge inspiração pra compor tanto?
Carlos Colla – Acontece o seguinte: eu fiquei durante muito tempo sem ter a possibilidade de compor. Até os trinta e poucos anos, eu exerci uma outra profissão que não me dava chance, eu fazia só uma música por ano, que era pro Roberto (Carlos). Aí, quando eu joguei tudo pro alto e troquei a ganância pela felicidade (risos), comecei a compor sem parar, de forma compulsiva. Compor é uma delícia: só tem duas coisas que se comparam a compor: comer e trepar!


Música & Letra – E você tem uma estimativa de quantas músicas você já escreveu?
Carlos Colla – Não, mas é muita coisa, muita coisa. Eu tenho um parceiro, o Michael Sullivan, o Sullivan vem cá pra casa com doze, quinze ideias preparadas. Aí, a gente pega um dia inteiro e faz dez, doze músicas. Fora isso, eu faço um exercício de composição todos os dias. Mesmo que saia uma porcaria, uma droga, eu tento fazer uma coisa que saia diferente do que o que eu já fiz ou que outros já fizeram. É uma tentativa meio inútil, porque, por mais que você faça música, já existiram Beethoven, Mozart, Chopin, essa turma toda que chegou na frente. Eles criaram tantas coisas maravilhosas, e pouco sobrou pra gente criar. Mas a tentativa vale, e dessas tentativas as vezes saem coisas boas.


Música & Letra – Nessa relação com parceiros, você normalmente faz a letra, faz a música ou isso independe?
Carlos Colla – Independe. Na verdade, às vezes eu faço só a letra, as vezes eu faço só a música mas, na maioria das vezes, é tudo junto, tudo misturado.


Música & Letra – É difícil pra você, como compositor, interpretar suas próprias canções depois que elas já fizeram sucesso com outras vozes, deram outras versões para aquilo que você escreveu?
Carlos Colla – Ah, bom… claro que é, primeiro que eles são cantores, e eu sou compositor. Você pega um Roberto Carlos, por exemplo. Depois que ele canta, fica difícil pra qualquer outra pessoa cantar. Ele faz a coisa tão bem feita, tão perfeita, tão correta, não é?! E outros mais que, as vezes, a música nem é lá essas coisas, mas o cantor transforma, faz ela ser uma interpretação única.


Música & Letra – Então esse seria o motivo para que você, até hoje, só tenha gravado dois discos e, agora, preparando o DVD e o CD?
Carlos Colla – Não, não, o motivo não é esse não. O motivo é que eu adoro compor, e se eu começar a me meter a cantor, eu vou perder tempo pra compor, eu não vou ter tempo pra fazer a coisa que eu mais amo fazer na minha vida. Pegar o violão, sonhar… quando eu boto o violão na mão, eu sou qualquer coisa, cara! Eu consigo me transformar em qualquer coisa, sou velho, sou criança, sou valente, sou fraco, sou covarde, sou inteligente pra caramba, burro à beça (risos)… eu posso me dar o prazer de ser o que eu quiser, porque é outra pessoa que vai cantar aquilo, não sou eu.


Música & Letra – Voltando um pouco na sua carreira: Conte para nós como foi sua estreia como compositor profissional quando, no início dos anos 1970, ainda integrante do O Grupo, você pediu ao Roberto Carlos uma música para o LP da banda e ele inverteu o pedido:
Carlos Colla – Bom, naquela banda eu era o último a falar o primeiro a entrar na porrada, porque eu vinha da roça – Teresópolis naquele tempo era roça – e o pessoal era todo daqui, Zona Sul, filhinho de papai, todo mundo bem na fita, e me discriminavam, porque eu não me vestia como um garoto da Zona Sul, não falava como um garoto da Zona Sul, então ficava lá, recolhido no meu cantinho mesmo e tudo bem. Toda ideia que eu dava, não prestava. O Maurício (Duboc, um de seus parceiros musicais mais freqüentes, e que também era da banda) era amigo do Roberto, e sabia dos meus poemas, das minhas músicas e tal, e a gente se dava muito bem porque nós éramos os últimos a falar, ele era o mais novo, então a gente se unia mais por rejeição dos outros. Os caras da banda eram fantásticos, tinha gente que estudou harmonia com Eumir Deodato… os caras eram fodões mesmo, e a gente ia gravar um disco. Aí o Maurício disse: “ – vamos lá, Carlinhos, vamos falar com o Roberto”, e eu disse: “ – vambora!”. O Roberto estava no camarim e nós, no palco. Fomos lá, falamos com ele que íamos gravar um disco, e precisávamos de uma música pra botar numa novela. Ele fez a música pra gente, e falou: ” – tá, tudo bem, mas porque vocês não fazem uma pra mim também?”. Eu e Maurício saímos e fomos pra casa do Roberto Quartin, em Ipanema, que tinha um piano maravilhoso e tal, e fizemos as duas músicas (A Namorada e Negra), em menos de duas horas. Foi uma coisa muito rápida.


Aí, o Maurício foi a São Paulo e levou a fita pro Roberto. Ele chegou lá e ficou aguardando, enquanto o Roberto estava ensaiando. Ele entregou a fita ao Roberto, mas sentou ao piano e começou a cantar e tocar, ao vivo. E o Maurício é fodão, né, toca pra caramba… (risos), canta pra caramba, harmoniza pra caramba, uma voz lindona. Impressionou, né?! Aí o Roberto adorou. Eu nem fiquei sabendo disso, ele só me contou depois. Eu fiquei sabendo mesmo quando eu recebi na minha casa um telegrama da antiga CBS (hoje Sony Music), me convocando pra assinar um contrato.


Música & Letra – E, a partir daí, foram surgindo uma série de músicas, que o Roberto foi gravando ano após ano, uma em cada disco…
Carlos Colla – É, naquele ano – 1971 – ele gravou A Namorada, no ano seguinte ele gravou Negra, e no terceiro ele ligou pedindo: ” – Quero mais uma!”. E foi daí que ele começou a ligar pra pedir. NOTA: a partir daí, Roberto Carlos gravou: Sonho lindo (1973); Existe algo errado (1975); Comentários (1976); Falando sério (1977); Mais uma vez (1978); Me conte a sua história (1979); Passatempo (1980); Doce loucura (1981); Quantos momentos bonitos (1982); A partir desse instante (1983); As mesmas coisas (1984); Você na minha mente e Da boca pra fora (1985); Eu sem você (1986); Ingênuo e sonhador (1987); Se o amor se vai e Eu sem você (1988); Se você me esqueceu e Se você pretende (1989); Um mais um (1990); Se você quer e Não me deixes (1991); Prá ficar com você (1995) e Como eu te amo (2003).


Música & Letra – Entre as suas composições, nessas que foram sucessos com Alcione, com Emilio Santiago, Tim Maia, Jerry Adriani, Wando etc, quais são as suas prediletas?
Carlos Colla – Com o Wando, Amor vira lata, que nem fez tanto sucesso assim, mas eu acho que ele arrebentou ali, cantando; Bye Bye tristeza, com a Sandra de Sá. E aquelas interpretações que são tão únicas, tão maravilhosas, tão perfeitas, que ninguém mais consegue gravar a música. Por exemplo o (Agnaldo) Timóteo, que gravou uma que eu fiz com o Eduardo Lages, no tempo que eu era advogado ainda, chamada Etiquetas. Depois, na febre dos sertanejos, algumas duplas tentaram cantar, mas quando escutava a dele, não dava pra ficar igual. Outros solistas também, mas não dava pra ficar igual. Falando sério também, a interpretação do Roberto é imbatível, embora a Simone tenha gravado lindo, a Bethânia tenha gravado lindo, Fábio Jr., Paulo Ricardo… o Brasil ta muito bem servido de cantores, né?!


Música & Letra – Pra terminar, qual o recado que você mandaria para as pessoas que acompanham o seu trabalho, através dessas músicas maravilhosas?
Carlos Colla – As grandes fortunas são feitas na crise. Nós estamos vivendo um momento de crise no mundo, momento de muito medo, de muita insegurança. Então, gente, nesse momento, é a hora de andar pra frente, de pegar pesado, de arregaçar as mangas e ir fundo, vamos fazer música, vamos pintar, vamos escrever, vamos fazer as coisas que nós sabemos fazer, porque a crise a gente vence é com isso: é com trabalho.


[ Fonte: www.musicaeletra.com.br, 20/05/2009 ]


[ Editado por Pedro Jorge ]

CONTATOS PARA SHOWS
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