segunda-feira, 25 de julho de 2011

Juca Chaves






Nome completo: Jurandyr Czaczkes 
Nome artístico: Juca Chaves
Codinome: "O Menestrel do Brasil"
Data de nascimento: 22 de outubro de 1938
Local: Rio de Janeiro/RJ
Gênero: MPB Irreverente.




BIOGRAFIA


Jurandyr Czaczkes (Rio de Janeiro, 22 de outubro de 1938), mais conhecido como Juca Chaves, é um compositor, músico e humorista brasileiro.


Com formação em música erudita, começou a compor ainda na infância. Iniciou sua carreira no fim da década de 1950, tocando modinhas e trovas num estilo suave.


Nos anos 60 montou um circo nas proximidades da Lagoa Rodrigo de Freitas, do Corte de Cantagalo. Ali apresentou seu show Menestrel Maldito. Conforme o próprio Juca, o nome do circo era uma sigla: S de "snob", D de "divino Dener", R de "ralé", U de "uanderful", W de "water-closet", S de "Sdruws mesmo".


O humorista costumava contar a seguinte história sobre o Sdruws, perto do qual ficava uma favela. Juca convidara para o Circo políticos, empresários, também pessoal da alta-sociedade carioca e antes da primeira apresentação resolveu reunir os líderes da favela para lhes falar com franqueza, indo direto ao assunto: "Vim aqui para saber como vai ficar o negócio do roubo?" - Uma mulher baixinha, morena (líder da favela) foi logo respondendo com firmeza: "Olha aqui seu Juca, nós entendemos a sua preocupação e lhe agradecemos pela sinceridade, mas pode o senhor ficar tranqüilo, porque a nossa comunidade já se garantiu, e pediu proteção à Polícia!".


Muitas de suas piadas ficaram famosas, marcaram época. Dentre elas temos:
"a hiena é um animal que come fezes dos outros animais, só tem relações sexuais uma vez por ano e ri… mas ri de quê?"
"Escotismo: um bando de garotos vestidos de idiotas, comandados por um idiota vestido de garoto" (Juca teria pedido desculpas por essa frase).


Juca foi um crítico do Regime Militar, da grande imprensa e do próprio mercado fonográfico. Chegou a ser exilado em Portugal na década de 1970 mas, ao incomodar o governo de Salazar com suas sátiras que então ganhavam espaço nas rádios e televisão locais, transferiu-se para a Itália.


De volta ao Brasil, apresentou programas de televisão. Na década de 1980, lançou sua gravadora independente, a Sdruws Records. Um de seus bordões mais conhecidos é: "Vá ao meu show e ajude o Juquinha a comprar o seu caviar", seguido de sua risada característica.


Dentre suas canções mais conhecidas estão "A Cúmplice", "Menina", "Que Saudade", "Por Quem Sonha Ana Maria" e "Presidente Bossa Nova".


Em 2003 outro sucesso de Chaves nos anos 70 - a canção "Take me Back to Piauí" - foi editado na coletânea "Brazilian Beats Volume 4" da gravadora britânica Mr. Bongo, especializada em música popular brasileira.


Juca Chaves tem duas filhas adotadas e reside na Bahia. Também é conhecido por ser um fanático torcedor do São Paulo Futebol Clube.


Em 2006 lançou-se candidato a senador na Bahia pelo PSDC, ficando em 4º lugar, com 19.603 votos (0,35% do total). Suas propagandas em formato de poesias distinguiam-no dos demais candidatos.


Discografia


Anos 1950


1957-78 RPM Chantecler Nós Os Gatos / Chapéu de Palha com Peninha Preta
1957-78 RPM Por Quem Sonha Ana Maria? / Nasal Sensual
1957-78 RPM Chantecler Presidente Bossa Nova/Menina


Anos 1960


1960-LP RGE As Duas Faces de Juca Chaves
1961-LP RGE A Personalidade Juca Chaves
1962-LP Odeon As Músicas Proibidas de Juca Chaves
1963 LP Polygran O Senhor Juca Chaves (Modinhas)
1965-LP Fonecetera Exmo Sig Juca Chaves-Italiano
1966-LP Fonecetera Il Vostro Affmo.Juca-Italiano
1966-45 RPM Fonecetera Per Chi Sogna Ana Maria / Ó Naso Mio
1966-45 RPM Fonecetera Pavana Per La Contessa Alessandra


Anos 1970


1970-LP Polygran Juca Chaves Ao Vivo(Ou Morto)
1970-33 RPM RGE/Sdruws Take Me Back To Piauí
Vou Viver Num Arco Íris
1972-LP RGE I Love You Bicho
1974-LP Polygran Ninguém Segura Este Nariz
1977-LP Som Livre/Sdruws Juca Bom De Câmara
1979-LP Warner/Sdruws O Pequeno Notável
Anos 80
1980-LP Continental Marchinha do São Paulo
1985-LP Sdruws O Menestrel do Brasil-Enfim (Quase)Livre
1986-LP Sdruws/Polygran O Incrível Juca Chaves
1989-LP - Sdruws/BMG Sentir-se Jovem


Anos 2000


2000-CD Sdruws Protesto da Criança Inteligente
Humor e Música
2001-CD Sdruws O Menestrel do Brasil
Sátira/Humor/Modinhas


[ Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre ]







Jubileu de Ouro de Juca Chaves ( 28/05/2010 )


Juca Chaves em Paulinia / O Menestrel do Brasil apresenta seu novo espetáculo pela primeira vez no Theatro Municipal de Paulinia


Juca Chaves em Paulinia
Com quase 50 anos de carreira, Juca Chaves o Menestrel do Brasil, sempre satirizou a situação política e econômica brasileira e por isso mesmo tem no seu novo show, satiriza com o governo Lula e os acontecimentos da administração petista na Presidência com um humor inteligente e irreverente.
Simpatia, bom humor e som que sai do seu alaúde. 


É com essa combinação que o Menestrel do Brasil vem animando o País nas últimas cinco décadas, sempre com sua sátira inteligente e modinhas que viraram sua marca e que, como bem definiu Vinícius de Moraes, transformaram o patinho feio da MPB num cisne especial. Estamos falando de Juca Chaves.


E o nosso Menestrel esta completando 50 anos de carreira profissional e comemorara com o Espetáculo Jubileu de Ouro do Menestrel – 50 anos, inaugurando oficialmente também seu Teatro no Itaim bibi Espaço Cultural Juca Chaves.


O Espetáculo Juca mistura suas famosas modinhas do passado e do presente que o tornaram um entre os melhores compositores do País. 


E também suas sátiras políticas e piadas famosas numa Biografia projetada em telão. Neste espetáculo, Juca apresenta muitas suas composições em forma de modinhas do inicio de sua carreira “Cúmplice” que está em primeiro lugar nas paradas musicais na voz de Fábio Junior.


[ Fonte: jornalmc.com.br ]


[ Editado por Pedro Jorge ]




CONTATOS PARA SHOWS


E-mail: show@jucachaves.com.br
Telefones: (11) 3073.0044 / 3168.2015





Nota: Aguardem postagem completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário