sábado, 23 de julho de 2011

Roberto Leal



"O ano  de 2011 está a ser um dos melhores, senão vejamos: os Shows todos eles até o dia de hoje sempre cheios e em todos encontramos novos amigos, novos fãs, nova família pois todos fazem parte desta grande família Luso Brasileira. E com isso a cada dia que passa vamos adquirindo mais forças para cada vez mais levar em frente nosso trabalho, temos conquistado dia a dia mais amigos estes que fazem com que tenhamos forças para continuar com esta missão ajudar o grande artista Roberto Leal a mostrar ao Mundo a alegria, o amor, a riqueza cultural de nossa terra, Portugal... Obrigado por terem nos ajudado e ao nosso lado estarem. Obrigado a este grande país chamado Brasil que nos dá tudo isso e muito mais: família e muitas oportunidades"
José de Sá ( 26 de Julho de 2011 )
[ Fonte (frase): robertolealoficial.blogspot.com ]

Nome completo: António Joaquim Fernandes
Nome artístico: Roberto Leal
Data de nscimento: 27 de Novembro de 1951 
Local: Vale da Porca, Macedo de Cavaleiros / Portugal
Gêneros: Música tradicional portuguesa, MPB e Folclore
Gravadora: Movieplay

BIOGRAFIA - 1

Nasceu em Portugal, em Trás os Montes, na Aldeia de Vale da Porca, sob o nome de Antônio Joaquim Fernandes. Imigrou para o Brasil em 1962, com os pais e 10 irmãos, seguindo a familia em 4 etapas. 

Estudou música e canto e teve a sua primeira grande oportunidade, em 1970, para gravar um disco na Gravadora RGE.

Em 1971 inicia sua carreira, com a canção , Arrebita , e neste mesmo ano tem a sua primeira aparição em Televisão no Programa do Chacrinha.

Em 1972 ganha o prêmio de Rei da Juventude Brasileira, do Velho Guerreiro e o importante Troféu Globo de Ouro, da TV Globo, entre inúmeros outros.
A partir daí inicia a contagem de 30 Discos de Ouro que iria receber até hoje e 5 Discos de Platina, entre os mais de 500 troféus que compõem sua coleção.

Em 1977 realiza sua primeira excursão para Portugal e dali faz trampolim para levar o seu Show para diversos países do mundo, para se apresentar por toda a França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Suíça, Espanha, Luxemburgo, Austrália, África do Sul, Argentina, Venezuela, Canadá e Estados Unidos, além de ampliar cada vez mais o mercado do Brasil e Portugal.

Em 1978 passou por uma experiência única e muito bem sucedida, que foi a sua primeira incursão no cinema. Protagonizou o filme “O Milagre”, que conta sua própria história, com recordes de bilheteria ( foram 14 semanas de permanência em cartaz no Cine Paissandu, apenas para citar um exemplo )
Em números aproximados, Roberto Leal já realizou até hoje mais de 4.500  espetáculos no Brasil e por todo o mundo, já vendeu mais de 17 milhões de discos, tem mais de 300 canções gravadas, sendo que mais de 80% destas canções foram compostas por ele próprio, em parceria com sua esposa Márcia Lúcia. 

Foi o primeiro artista popular a se apresentar no Roy Thompson Hall de Toronto, que tendo sido inaugurado pela Rainha Elizabeth e a Orquestra Sinfônica de Londres, não havia recebido até então outros artistas que não de musica erudita, grandes concertos. No dia do espetáculo de Roberto Leal, a casa teve todos os lugares ocupados com sua total lotação, curiosamente até mesmo os 200 lugares do coro.

Tendo residido os últimos anos em Portugal e se dedicado mais, consequentemente, ao mercado Europeu, teve o seu próprio programa de Televisão pela RTP Canal 1 de Portugal, com recordes de audiência absoluta, 48 % de share em horário nobre, das 21:00 hs.  

No final dos anos 1980 passa a residir em Portugal e se dedica mais, consequentemente, ao mercado Europeu. Teve o seu próprio programa de Televisão pela RTP Canal 1 de Portugal, com recordes de audiência absoluta, 48% de share em horário nobre das 21,00 hs.  

Em Março de 1998 Roberto Leal retorna ao Brasil com sua família (esposa e filhos Brasileiros) para, agora  parar de andar ás voltas com problemas de identidade à procura da sua porção Portuguesa e da sua porção Brasileira, definitivamente: Luso Brasileiro.

Em 2000 lança pela gravadora EMI, o CD "Roberto Leal canta Roberto Carlos"   um dos discos mais vendidos da companhia, destaques para as faixas: Jesus Cristo, Guerra dos Meninos, Cavalgada, Seus Botões, Desabafo. Em 2001 lança em Portugal e Brasil pela Gravadora Som Livre mais um projeto musical das culturas do Brasil e Portugal  * Vira Brasil * Destaques para: Marinheiro Só, Morena de Angola, Procurando Tu, Esperando na Janela, Forró de Cabo a Rabo.

Em 2002 Roberto Leal decide novamente dedicar um tempo maior à sua carreira internacional e , para isto, desloca-se por um longo período a Portugal, de onde pode controlar melhor o mercado europeu e africano e até mesmo norte americano. A partir de Portugal lança o seu novo CD “Reencontro”, uma explosão  de alegria com músicas recolhidas do repertório da saudosa Amália Rodrigues.

O reencontro com as raízes é inevitável, mas as ligações com o Brasil permanecem fortes. Roberto Leal, a partir de então, não abdica das duas Pátrias, transitando livremente entre Brasil e Portugal. A maior expressão desta maravilhosa fusão deu-se no seu trabalho "De Jorge Amado a Pessoa", onde reuniu num mesmo CD grandes nomes da música portuguesa e brasileira, dividindo com eles o palco do Casino do Estoril e a interpretação de uma recolha cuidadosa dos seus grandes sucessos. Foi assim que juntou, num mesmo trabalho,  Alcione, Martinho da Vila, Vitorino, Daniel, Elba Ramalho, Joanna, Jorge Aragão, Tito Paris, Adelaide Ferreira, TerraSamba, Fernando Girão, Rodrigo Leal, TUNA do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e SDS. Um espetáculo inesquecível, que deu origem ao seu primeiro DVD.

Em 2007 lança o  "CANTO DA TERRA" , uma chamada geral , uma convocatória em prol da solidariedade e apoio à sua terra, Trás-os-Montes, e que tem sido considerado pela midia, em Portugal, como um dos melhores lançamentos do ano.

Hoje,  meados de 2010, Roberto Leal com 39 anos de carreira, mais de dezessete milhões de discos vendidos ao longo da carreira, Roberto Leal está num processo de criação, produção e viabilização da gravação de seu mais recente trabalho: Virou Mania ,  que tem como previsão o lançamento em Agosto de 2010 no Brasil. Em Portugal dar-se-á o lançamento no final de Julho/10 em turnê realizada por aquele País.

A produção, gravação,  masterização  e impressão deste mais novo álbum, ficou com o próprio cantor e seu filho Rodrigo Leal, dividido entre Brasil e Portugal em todas as suas etapas, resultando num ótimo trabalho, com qualidade ímpar. No Brasil o cd se chamará Vamos Brindar!!!

As canções são na sua maioria, alegres e dançantes,  como era o pedido por todas as comunidades  portuguesas esparramadas pelo mundo afora, atendidas de pronto por Roberto Leal, sem esquecer seu lado melódico e romântico também uma de suas características.

Para não se perder a identidade, assim que se começa cada canção,  já se percebe as notas musicais motivando cada pessoa a relembrar os hits antigos e de maior notoriedade pública.
Temos a regravação de Vinho Verde numa roupagem inovadora e com uma produção daquelas que realmente fazem chorar, por trazer lembranças de outrora.

Roberto Leal regravou  a canção: A festa ainda pode ser bonita, pois a canção Arrebita, música que os Mamonas, saudosos há 14 anos,  satirizaram  e gravaram nessa nova versão. Na época, Roberto  se sentiu homenageado, e não ameaçado e não levou pro lado do mal, "Os Mamonas não fizeram por mal, eles são meus amigos, eles estão me levando aonde eu não conseguiria chegar sozinho" diz Leal, então  agora resolveu que era a hora de prestar  homenagem ao Grupo Mamonas Assassinas,  gravando uma resposta do mesmo jeito que eles gravaram na época, sem as sátiras, que eram peculiar aos Mamonas, e ai começa uma história de emoção e lembranças.

Roberto Leal sempre considerado um homem de muita fé e carismático, relança  a canção : Aleluia, Aleluia com a participação de Padre Marcelo Rossi.
Como Bônus Track temos a canção Vira Virou,  a participação especial de João Ricardo, do Secos e Molhados, cantando em duo, com Roberto Leal a canção aclamada e cantada por brasileiros e portugueses.

 Esse álbum Vamos Brindar,  com canções  há muito esperado pelo seguidores e fãs de Roberto Leal será o marco de retorno  aos palcos do Brasil e do mundo afora com grande produção.
Agora, em 2011, seguiremos trabalhando o cd Vamos Brindar pois ainda estamos começando o trabalho de divulgação, pois esse Brasil é tão grande e estamos galgando cada degrau dessa escada rumo ao sucesso!

Roberto Leal está presente em quase todos os programas de Tv e rádios do Brasil, graças ao trabalho de base bem feito, um cd com uma qualidade impar e uma vontade de trabalhar  e realizar shows, senão do mesmo tamanho de quando iniciou a carreira, talvez um tanto quanto maior, pois hoje ele tem a experiência e a excelência! Ora pois, então VAMOS BRINDAR????!!!!!!

[ Fonte: robertolealoficial.blogspot.com ]



BIOGRAFIA - 2

Roberto Leal, nome artístico de António Joaquim Fernandes, (Vale da Porca, 27 de Novembro de 1951) é um cantor português. Graças ao sucesso alcançado na década de 1970, apresenta-se como um embaixador da cultura portuguesa no Brasil.

Aos onze anos de idade, em 1962, emigrou para o Brasil, juntamente com os pais e dez irmãos, em cinco viagens. Em São Paulo, após trabalhar como sapateiro e vendedor de doces, iniciou sua carreira de cantor de fados e músicas românticas.

Em 1971 obtém o seu primeiro grande sucesso com "Arrebita". Ficou célebre o seu refrão "ai cachopa, se tu queres ser bonita, arrebita, arrebita, arrebita", após aparição no Programa do Chacrinha. Vendeu milhares de discos, fazia sucesso nos programas de auditório e por muitos, era considerado muito simpático.

Em 1979 chegou a participar de um filme sobre sua própria vida, chamado: "O Milagre" e que bateu recordes de bilheteria.

Costuma gravar músicas com mistura de ritmos lusos e brasileiros, tornando-se um cantor popular para uns e criticado por outros. Já gravou CD com ritmo de forró, românticas e quase todo o seu repertório é composto de faixas de sua autoria, em parceria com sua esposa Márcia Lúcia, companheira e mãe de seus 3 filhos brasileiros.

Ainda hoje é aclamado como cult por brasileiros de todas as idades.
Lançou no ano de 2007 o CD Canto da Terra e Raiç/Raízes em 2009. Nesses discos gravou músicas em mirandês, para divulgar a segunda língua oficial de Portugal.

Ele já vendeu mais de dezassete milhões de discos e tem mais de trezentas canções gravadas. É um dos compositores do atual hino da Portuguesa de Desportos, de São Paulo. Ele é também sócio do restaurante de comida portuguesa Marquês de Marialva, em São Paulo.

Em 2011, entrou como ator no programa O Último a Sair, reality-show falso da autoria de Bruno Nogueira, João Quadros e Frederico Pombares, na RTP1. Onde saiu vencedor , do falso " reality-show ".



Discografia

1973 - Arrebita
1974 - Lisboa Antiga
1975 - Minha Gente
1976 - Carimbó Português
1977 - Rock Vira
1978 - Terra da Maria
1979 - Senhora da Serra
1980 - Obrigado Brasil
1981 - A Banda Chegou
1982 - Foi Preciso Navegar
1983 - Férias em Portugal
1984 - Baile dos Passarinhos
1985 - Um Grande Amor
1986 - Dá cá um Beijo
1987 - Como é Linda Minha Aldeia
1988 - A Fada dos Meus Fados
1989 - Em Algum Lugar
1990 - Quem Somos Nós
1991 - Gosto de Sal
1992 - Rumo ao Futuro
1992 - Romantismo de Portugal
1993 - Raça Humana
1994 - Vozes de Um Povo
1995 - Festa da Gente
1996 - Alma Minha
1996 - Refazendo História
1997 - Português Brasileiro
1998 - Forrandovira
1999 - Roberto Canta Roberto
2000 - O Melhor de...
2001 - Vira Brasil
2002 - Reencontro
2003 - Folclore I
2003 - Folclore II
2003 - Sucessos de Verão
2003 - Marchas Populares
2003 - Místico
2003 - Fadista
2003 - Canto a Portugal
2003 - Romântico
2003 - Brasileiro
2004 - De Jorge Amado a Pessoa
2005 - Alma Lusa
2006 - Sucessos da Minha Vida
2007 - Canto da Terra
2009 - Raiç/Raízes

Comentário

Um dos nomes mais populares em termos de difusão da canção lusa no Brasil, especialmente pelas suas atracções nos programas do SBT, com 20 anos de carreira, quinze LP gravados na RGE, passou para o elenco da Polygram, estreando com o LP "A fada dos meus fados". Leal (António Joaquim Fernandes, 36 anos), no Brasil desde os 12 anos, tem um público fiel, hoje dividido entre o Brasil e Portugal, já fez alguns filmes e com o seu repertório romântico (...). (Aramis Millarch in Estado do Paraná 12/07/1988).

[ Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre ]

[ Editado por Pedro Jorge ]


SAIBA MAIS
Site oficial: www.robertoleal.com.br
Blog oficial: robertolealoficial.blogspot.com

CONTATOS PARA SHOWS 
José de Sá  
Telefones: 55 (11) 4135.4191 / cel: 55 (11) 9972.2408
E-mails: joseldsa@terra.com.br /  robertolealshow@terra.com.br /  salealproducoes@terra.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário