domingo, 24 de julho de 2011

Zé Wilson


"Verdadeiramente, o carinho do seu público e o reconhecimento de seu trabalho são as maiores recompensas que um artista pode conquistar"
Zé Wilson ( Por e-mail ) / ( 06/09/2011 )

"Parabéns Zé Wilson por suas belas composições e por sua voz que emociona a todos nós. As mensagens de sua canções transmitem a esperança que um dia o nosso mundo será bem melhor, que o amor e a paz - como nos antigos seriados de TV - no final sempre vencerão.
Que Deus continue te iluminando e que a sua sensibilidade pessoal e artística continue aflorando com belas mensagens musicais".
Pedro Jorge ( 24/09/2011 )
[ Fonte (frase): wilsonze.blogspot.com ]



Nome completo: José Wilson Martins
Nome artístico: Zé Wilson
Data de nascimento: (carece fonte)
Local: Conselheiro Pena/MG
Gêneros: Música-Mensagem, Ritmos Regionais e Popular-Romântico


Quem é Zé Wilson? ( 9 de março de 2008 )
Por Donni Araújo ( músico, compositor e jornalista-editor do “The World Journal” )

Ele tem história na música brasileira. E não é pouca. José Wilson Martins, ou apenas Zé Wilson, como é mais conhecido e gosta de ser chamado, tem muito serviço prestado em favor da arte. E continua firme na ativa, como um soldado que se recusa a abandonar o posto. Talvez porque se ficasse sem fazer música, ele provavelmente iria se sentir como um peixe fora d’água. E como o peixe fora d’água, ele também morreria por não poder respirar.

Zé Wilson está no cenário musical brasileiro como compositor de sucesso desde os primeiros anos da década de 1970, mas seu envolvimento com a música começou bem antes. Os primeiros passos aconteceram na década anterior, quando, com 13 anos de idade, ele começou a se apresentar em festas e shows na cidade de Conselheiro Pena, interior do Estado de Minas Gerais. Em 1972 ele chegou ao Rio de Janeiro.

Dessa data até o início da década seguinte, 1980, ele dividiu seu tempo entre Rio e São Paulo, as duas mecas da indústria fonográfica brasileira, até que decidiu deixar o País. “Eu queria conhecer o Mundo”, conta ele. E conheceu. Nas décadas seguintes, Zé Wilson andou pela Europa e pela América, até se radicar nos Estados Unidos. Todo esse período viajando pelo Planeta a fora deu a ele uma perfeita compreensão da gama de sentimentos que habitam o coração e a mente dos chamados ‘cidadãos do Mundo’.

Retratar sentimentos em canções, porém, não é nenhuma novidade para esse mineiro de fala mansa e sorriso aberto. Com uma formação artístico-musical baseada na década de 1970, considera pelos especialistas como uma das mais prolíferas – se não a mais – da história da música brasileira, ele tem uma bagagem de fazer inveja. Isso é facilmente constatado com uma simples olhada em seu repertório e nos artistas que interpretam suas obras.

Em todos esses anos de carreira, Zé Wilson já teve músicas suas gravadas por nomes como Fernando Mendes, Bruno e Marrone, Caetano Veloso, Silvio Brito, José Augusto, Christian e Ralph e Latino, para citar apenas alguns. Várias dessas canções se tornaram sucessos populares. Entre as mais famosas se destacam ‘Cadeira de Rodas’, ‘Você não me ensinou a te esquecer’, ‘Bem feito’, ‘Ontem, hoje e amanhã’, ‘Idolo de cera’ e ‘Faz tanto tempo’.

Dessas, a mais lembrada é “Você não me ensinou a te esquecer’. Inicialmente famosa na voz de Fernando Mendes, essa música foi regravada recentemente por Caetano Veloso e virou tema da personagem Lisbela no filme ‘Lisbela e o Prisioneiro’. Acabou indicada para o prêmio de canção do ano no Grammy Latino de 2004. Também no âmbito internacional, Zé Wilson teve várias músicas vertidas para o espanhol e o italiano e gravadas por nomes como Marcus Maestro e Paolo Luna. Sem dúvida alguma, bagagem mais que suficiente para se decidir, afinal, gravar o seu próprio álbum.

Zé – Disco

Durante seus mais de 30 anos de carreira, Zé Wilson se dedicou, principalmente, a compor, ofício que exerce tão bem que possue canções de sucesso interpretadas por algumas das vozes mais importantes da música brasileira – e outras tantas internacionais. Porém, chegou o momento de registrar seu trabalho em sua própria voz. Zé Wilson preparou uma série de canções inéditas, adiciou um punhado de seus maiores sucessos e fez o álbum ‘Vida de Imigrante’, que acaba de ser lançado.

O disco inicialmente sai no mercado norte-americano e da América Latina, depois na Europa e por fim no Brasil. De acordo com ele, a estratégia de lançamento foi elaborada tendo em vista que o álbum retrata, principalmente, o sentimento de saudade que acompanha todo aquele que deixa sua terra natal para viver em outros cantos. “Estou fora do Brasil há cerca de 20 anos e embora leve minha vida numa boa, tenho saudades. E vejo esse mesmo sentimento em tantos outros imigrantes. Por isso resolvi retratá-lo”, explica o músico.

Zé Wilson atinge o alvo na mosca através das canções ‘Vida de imigrante’ e ‘Aeroporto solidão’, que contam com perfeição o conflito sentimental do imigrante. “Dedico essas músicas a todos os imigrantes, especialmente meus conterrâneos espalhados por todo o Planeta”, diz ele. Embora o tema imigração seja o chamado ‘carro-chefe’ do álbum, esse não é o único assunto cantado por Zé Wilson. Ao contrário, versátil como seus contemporâneos, ele navega também por outras ondas temáticas.

Passa, por exemplo, pela ecologia, quando expõe a sua preocupação com a qualidade da vida atual e apresenta soluções para melhorá-la na música ‘Meu nome é Zé’. A crítica à alienação com respeito às realidades atuais no Mundo continua em ‘E eu aqui pensando nela’. Além da consciência sócio-política, Wilson toca em temas caros a todo brasileiro cujas origens estão no interior. Isso pode ser verificado nas músicas ‘Tilin de couro’ e ‘Vim’.

Na primeira ele retrata as aventuras dos ‘tropeiros’, personagens tão importantes na história do Brasil. “Meu pai foi tropeiro. Nessa música registro meu agradecimento e faço uma homenagem a toda essa classe, tão importante na nossa história”, conta ele. Gravado parte em São Paulo, Brasil; e parte em Boston, EUA, o álbum traz, ainda, regravações de alguns dos principais sucessos de Zé Wilson e conta com participações de parceiros e amigos como Fernando Mendes e Silvio Brito.

Conta também com os serviços de gente de capacidade mais que reconhecida, como o maestro Enzo Bertolini, que cuidou dos arranjos e da parte da produção em São Paulo; e de Christian Kaufmann, do estúdio CK Producer, de Boston, responsável, entre outras coisas, pela mixagem final do trabalho. Como se trata de uma produção independente, o álbum ‘Vida de Imigrante’ poderá ser obtido mesmo antes de chegar às lojas. Os interessados podem entrar em contato com a produção do artista através do website http://www.zewilson.net/ . Shows também podem ser agendados neste endereço.

[ Fonte: wilsonze.blogspot.com ]

CONTATOS PARA SHOWS

E-mails: jwmartins@msn.com / zewilson@zewilson.net / jwmartins@comcast.net
Telefone: 732-2544304




NOTÍCIAS

Zé Wilson de Volta a Conselheiro Pena Depois de 13 Anos ( em 15/07/2009 )

O cantor e compositor Zé Wilson, retorna a sua cidade natal (Conselheiro Pena), após 13 anos. Zé Wilson nasceu e cresceu em Conselheiro Pena, é filho do popular Marciano Carroceiro. Zé Wilson vive nos Estados Unidos e não vinha a Conselheiro Pena a 13 anos. Ele tem em seu currículo grandes composições, entre elas se destacam: ‘Cadeiras de Rodas’, ‘Você não me ensinou a te esquecer’, ‘Bem feito’, ‘Ontem, hoje e amanhã’, ‘Ídolo de cera’ e ‘Faz tanto tempo’.

Nomes como Fernando Mendes, parceiro de Zé Wilson, Bruno & Marrone, Caetano Veloso, Silvio Brito, José Augusto, Christian & Ralph e Latino, gravaram músicas compostas por Zé Wilson.

De todas as musicas composta por Zé Wilson, a mais lembrada é “Você não me Ensinou a te Esquecer”. Musica que foi sucesso na voz de Fernando Mendes, também foi gravada por Caetano Veloso e virou tema no filme brasileiro Lisbela e o Prisioneiro. Zé Wilson também tem varias musicas vertidas para o Espanhol, Italiano e recentemente a música “Você não me ensinou a te esquecer” foi gravado em hebraico.

Em Conselheiro Pena

Zé Wilson chegou na cidade no dia 10 deste mês de junho, segundo ele ao chegar na cidade ficou surpreendido com as mudanças. “A prioridade desta vinda ao Brasil foi ver meu pai, Sr. Marciano carroceiro, e amigos”, afirma o cantor. No bate papo com o CP Notícia também marcou presença o amigo de Zé Wilson há 40 anos sr. Jose Miranda, conversando eles relembram a década de 60, quando Fio Maravilha era destaque no futebol brasileiro.

CD Vida de Imigrante

Recentemente Zé Wilson lançou seu primeiro trabalho em sua própria voz. O cantor preparou uma serie de canções inéditas, adicionou um punhado de seus maiores sucessos e fez o álbum ‘Vida de Imigrante’. Neste álbum se destacam as musicas: ‘Vida de imigrante’ e ‘Aeroporto solidão’, que relatam o conflito sentimental do imigrante. No CD também se destaca a música ‘Meu Nome é Zé’, que segundo o cantor é a única música de cunho pessoal. O cantor fala também da música ‘Tilin de Couro’ que fez em homenagem a seu pai. “Tilin de couro, era um couro usado para tapar as cargas carregadas pelos animais e durante a noite servia de cama para os tropeiros”, explica o cantor.

Zé Wilson afirma que se sente um compositor muito feliz, e que suas composições são feitas com fundamentos, “Prefiro que minha música leve uma mensagem para quem ouvir”, conclui o cantor.

[ Fonte: www.cpnoticia.com.br ]




ZÉ WILSON (EN)CANTA NEW YORK 
( Salve a Música Popular Brasileira ) / ( 27/11/2007 )

Numa solenidade de gala, aconteceu em New York, a festa de premiação a brasileiros que se destacaram, não só em New York, mas em diversos Estados Norte-Americano.

Dentre tantas homenagens, orgulhosamente, Consselheiro Pena/MG esteve bem representado com a presença do cantor e compositor Zé Wilson. Dono de dezenas de músicas consagradas por diversos artistas nacionais e internacionais (músicas de Zé Wilson, também gravadas em espanhol), Zé recebeu os aplausos da plateia presente e deu uma canja, interpretando a canção "Você não me Ensinou a te Esquecer".

Nossa homenagem e parabéns ao grande astro José Wilson Martins - o nosso "Zé Wilson".

[ Fonte: viniciusdeaquino.musicblog.com.br ]


Falando de Zé Wilson / Músicas de José Wilson Martins - 1
( 4 de setembro de 2011 )

Pergunta:
Sou radialista, compositor e professor, admiro muito o trabalho de José Wilson, gostaria de ter mais detalhes sobre sua obra, já que acompanho suas composições com o Sílvio Brito e Fernando Mendes. Parabéns pelo blog.
Antônio Elias

Resposta:
Caríssimo Antônio, Zé Wilson é de fato um baita compositor. Recentemente, trabalhou o novo CD de Silvio Brito e já está engajado num projeto de música regional brasileira, dando ênfase às violas caipiras.

Quanto a trabalhos autorais, Zé Wilson só recentemente resolveu gravar e logo de cara, lançou um CD com músicas inéditas e algumas consagradas como Você não me Ensinou a te Esquecer. Destaco nesse CD, a música Trem no Zoio. Também, lançou um CD com composíções evangélicas, inclusive nesse disco traz uma releitura do clássico Amar Como Jesus Amou, de Padre Zezinho.

Falando de Zé Wilson / Músicas de José Wilson Martins - 2


Ele é filho de Dona Maria e "Seu" Marciano. José Wilson, desde cedo demonstrou seu lado musical. Ainda jovem, aprendeu a tocar violão e em pouco tempo, já estava compondo as primeiras canções.

Ao lado de amigos, dentre eles, Fernando Mendes, faziam encontros musicais em casas de amigos e em pouco tempo já estavam tocando em bailes nos clubes da cidade. E no início dos anos 70, já era considerado um dos grandes compositores da nopssa MPB.

Hoje, Zé está residindo nos Estados Unidos, e acaba de lançar o CD vida de Imigrante. Um disco bem cuidado, onde Zé Wilson interpreta 14 músicas de sua autoria e parcerias com Fernando Mendes e Silvio Brito.



[ Fonte: viniciusdeaquino.musicblog.com.br ]


[ Editado por Pedro Jorge ]


SAIBA MAIS

Blog: wilsonze.blogspot.com
Site: viniciusdeaquino.musicblog.com.br 


8 comentários:

  1. Pedro Jorge,
    muito obrigado por ter incluido o meu perfil artístico no blog Vozes Brasileiras. Nesse momento estou trabalhando um projeto no Brasil chamado Raíz da Terra. Onde proponho motivar, preservar e resgatar algumas de nossas tradições culturais nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
    Tão logo tenhamos o primeiro CD gravado passo as músicas pra você.
    Se vier a programar algum evento aí na nossa querida Alagoas, por favor, conte comigo.
    Muito obrigado! Viva a Música... Irmão!
    Um gde abraço,
    Zé Wilson. ( Por e-mail )

    ResponderExcluir
  2. Na vida da gente há coincidencias adoráveis...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, xará... Tudo de bom, felicidade, sucesso, saúde e luz para vc e todos os seus familiares. Abs, Pedro Jorge (Blog Arapiraca Legal).

      Acesse o blog Arapiraca Legal, também administrado por mim: arapiracalegal.wordpress.com

      Excluir
  3. Caramba. Esses são da minha cidade e dá minha época.Nos anos de 1963 a mulecada de Conselheiro Pena brincava na frente das lojas São Geraldo, pernambucanas e dá loja do João reis. Eu morava bem perto da casa do Fernando Mendes. Nadir GUERRA e meu irmão Levi GUERRA. Saudades de C.P. Email. guerra01@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sou da região do Vale do aço conheço conselheiro e gostaria de saber se ze wilson e casado ou foi casado com uma moça de coronel fabriciano de nome Dalva se sim era a rua que eu morava e era muito amigo da familia.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Sou da região do Vale do aço conheço conselheiro e gostaria de saber se ze wilson e casado ou foi casado com uma moça de coronel fabriciano de nome Dalva se sim era a rua que eu morava e era muito amigo da familia.

      Excluir

  5. Sou da região do Vale do aço conheço conselheiro e gostaria de saber se ze wilson e casado ou foi casado com uma moça de coronel fabriciano de nome Dalva se sim era a rua que eu morava e era muito amigo da familia.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Wilson !
    Fico feliz por estar bem, e fazendo o que sempre amou : música.
    Esqueceu de Vitória-ES ?
    Sempre lembramos de VOCÊ e SEU VIOLÃO. Sempre teve talento.
    Isa��

    ResponderExcluir