Nome artístico: Márcio Greick
Data de nascimento: (carece de fonte)
Local: Belo Horizonte/MG
Gênero: Popular-Romântico.
Márcio Greyck (Histórico)
Márcio Greyck é dono de uma das carreiras de maior sucesso no cenário artístico brasileiro como cantor e compositor. Mineiro de Belo Horizonte, onde passou sua infância e adolescência apurando o seu romantismo através das serenatas que fazia embaixo das janelas de suas primeiras fãs. Foi na Polydor, em 1967, que Márcio Greyck gravou seu primeiro compacto simples com uma versão de Eleanor Rigby, Minha Menina, de Lennon e McCartney e também sua primeira composição “Venha Sorrindo” seguindo uma série de três LPs. Ao mesmo tempo assina contrato exclusivo com a TV Tupi, após ter se apresentado no famoso programa de Bibi Ferreira, dirigido por Péricles Leal e Roberto Jorge e passa a atuar em todos os programas musicais daquela emissora, inclusive apresentando o seu próprio programa (O mundo é dos jovens) ao lado de Sandra na extinta TV Tupi de São Paulo, cantando e gravando canções dos Beatles como: Sempre vou te amar (wen i’m sixtie four) Ela me deixou chorando (Lucy in the sky with diamonds) Penny Lane, entre outras.
O cinema também descobriu Márcio Greyck, que protagonizou juntamente com a cantora Adriana, o filme Em Ritmo Jovem com participações de Grande Otelo e Vanja Orico, e um outro, também longa metragem em cores logo depois, chamado O amor em Quatro Tempos, onde ele interpreta um jovem sonhador da idade média. Em 1970, assina contrato com a então CBS, hoje Sony Music e grava o que seria o seu primeiro grande sucesso em vendas com a sua composição em parceria com seu irmão Cobel, chamada Impossível Acreditar que Perdi Você alcançando então, uma vendagem de mais de 500 mil cópias, o que para a época em que o mercado de discos era ainda bem menor, foi considerado como um fenômeno de vendas, além de se manter em primeiríssimo lugar por mais de seis meses em todas as paradas pelo Brasil afora. Sucesso comprovado por inúmeros artistas de interpretações e estilos diversos que também a gravaram, tais como: Wilson Simonal, Rosana, Gilliard, Perla, Os Vips, João Mineiro e Marciano, Joelma, Agnaldo Rayol, Trio Esperança, Jerry Adriani, Fernando Mendes, Conjunto Lafaiete, Orquestra Caravelli da França, entre outros.
No ano seguinte, uma nova super dose de sucesso com a canção, O mais Importante é o Verdadeiro Amor, também primeiro lugar em todas as paradas, e o mesmo acontecendo em seguida com O Infinito, Quando me Lembram Você e Não Sei Onde te Encontrar que são sucessos simultâneos desta época em que Márcio Greyck, é um dos artistas que mais atuam na TV, em programas como: Silvio Santos, Chacrinha, Flávio Cavalcante, Bolinha, Raul Gil, Haroldo de Andrade, José Messias, Hebe Camargo, Gugu Liberato, Geração 80, Globo de ouro, Fantástico, entre outros. Márcio Greyck tem duas de suas composições gravadas por Roberto Carlos Tentativa e Vivendo por Viver que recentemente, foi também gravada por Zezé di Camargo & Luciano com grande sucesso e também pelo Trio Irakitan e Sérgio Reis, sendo ainda lançada na Itália, pela Universal Music como Vivendo per Vivere em um CD gravado pelo cantor Ralf, com o titulo de Músicas Brasilianas. Erasmo Carlos gravou Até Quando?. Agnaldo Timóteo e Verônica Sabino, também estão entre outros, que gravaram canções de sua autoria.
Em 1981, o cantor Márcio Greyck volta aos estúdios e grava Aparências, composição de Cury e Fatha, que se torna um novo e grande sucesso em vendas no mundo do disco, lançado também em espanhol em quase todos os países do idioma e também em Portugal.
O sucesso de Aparências atravessou as fronteiras do Brasil sendo lançada em vários países, e inclusive gravada também, pela orquestra de Ray Conniff que a gravou em uma seleção de canções latinas, com aquele seu inconfundível e famoso estilo.
Márcio Greyck torna se então aí, um artista internacional que lidera novamente as paradas de sucesso em todo o Brasil e segue estourando canções como:
O Travesseiro, Honestamente e Reencontro, essa que inclusive foi tema do par romântico da novela Louco Amor, da TV Globo. No ano de 1983, Márcio Greyck participa do 23º Festival Internacional de Vinã del Mar no Chile e ganha o troféu Gaviota de Plata com a canção (Yo te agradezco) de Mauricio Dubocc e Carlos Colla e lança o seu primeiro LP em espanhol para toda a América latina, por onde em seguida, viaja promovendo o disco e fazendo shows .
Em 1984,... Ele para com tudo!!!
Totalmente desmotivado, se isola em seu sitio em Saquarema, e só recupera sua motivação em 1997, quando lança pelo selo Albatroz o CD (No tempo, no ar e no coração) que é também titulo de uma canção de sua autoria em parceria com Paulo Sérgio Valle, que resgata e atualiza seu repertório com a tecnologia e arranjos contemporâneos e volta aos programas de TV, rádio e etc. promovendo o lançamento e viajando por todo o país com sua nova Banda, após estreia no Palace em São Paulo. Simultaneamente são lançados também no mercado, os CDs com as gravações originais remasterizados. Fábio Júnior, também gravou a canção “Impossível acreditar que perdi você” que foi tema da novela “A indomada” da TV Globo e que somada a recente regravação de Rita Ribeiro, produzida por Zeca Baleiro, como a nova revelação da nova MPB e também de Verônica Sabino, hoje passa de 50 as gravações desta mesma canção. Márcio Greyck foi então convidado pela TV Globo a gravar a trilha da “A indomada” em espanhol, para ser lançada em todos os países do idioma, em que for comercializada a novela.
No primeiro semestre de 2001, Márcio Greyck, após apresentar seu show No tempo, no Ar e no Coração no teatro Don Silvério em Belo Horizonte, com sucesso absoluto, recebe das mãos do representante do ministro da cultura, o Troféu PRÓ-MÚSICA, como o compositor do ano 2000 em Minas Gerais, consagrando de vez a sua volta aos palcos da vida! Márcio Greyck também figura como compositor e produtor na trilha sonora da novela Malhação da TV Globo ano 2003, em parceria com o seu filho caçula Bruno Miguel que a interpreta, chamada Faz Assim enquanto elabora um novo CD com canções inéditas, além de participar do CD O pulo do Gato produzido por Gileno Azevedo cantando...“Uma palavra amiga” (sucesso de Roberto Carlos) em homenagem a um dos maiores compositores da jovem guarda, o Getúlio Cortes.
Márcio Greyck recebeu recentemente das mãos de Silvio Santos a coroa de prata no programa Rei Majestade, do SBT. Atualmente, resgata a sua cidadania vivendo em Belo Horizonte, de onde sai eventualmente para atender aos inúmeros convites para se apresentar com sua banda, levando o seu show... No tempo, no Ar e no Coração por todo o Brasil, cantando e revivendo os seus grandes sucessos!
ACONTECEU
* Aconteceu em outubro de 2006:
Um novo encontro de Márcio Greyck e Zeca Baleiro no projeto criado pela Lú Araújo da Lumearte eventos Culturais RJ, chamado de A Bossa B (Melodia) depois de se apresentarem em curta temporada com sucesso total em Brasília no Teatro C.C.B.B..
Desta vez foi no Rio De Janeiro no Teatro C.C.Telemar onde repetiram a dose, cantando também a composição que fizeram juntos por ocasião desse evento chamada de Sábado de Chuva e Sol!
Obs: Existe a possibilidade desse projeto seguir estrada em outras capitais do País, tais como: São Paulo e Belo Horizonte. Aguardem!
* Aconteceu em Outubro de 2006:
Márcio Greyck voltou a TV a convite do apresentador Silvio Santos e relembrou um dos seus maiores sucessos O Mais Importante é o Verdadeiro Amor. Ele também cantou Seguindo no Trem Azul, (Um sucesso do Grupo Roupa Nova), acompanhado pela orquestra do SBT. Márcio Greyck foi homenageado com a coroa de prata pelo auditório do programa "Rei Majestade" .
* Aconteceu em julho de 2006:
Em Brasília noTeatro CCBB o projeto A Bossa B da Lumearte produções culturais - A melodia - Show com Márcio Greyck e Zeca Baleiro.
Por ocasião desse evento de três dias, Márcio Greyck e Zeca Baleiro compuseram uma canção chamada de "Sábado de chuva e sol" e apresentaram ao público presente, que gostou e aplaudiu!
Márcio Greick e o "Rei" Roberto Carlos |
ENTREVISTA ESPECIAL / Márcio Greyck
A redenção do eterno romântico. Márcio Greyck retorna aos holofotes em grande estilo e mostra que sabe falar de amor como ninguém. Para falar sobre toda sua vasta carreira e os planos que tem em mente trouxemos Márcio Greyck para uma entrevista exclusiva em nosso portal. Confira abaixo !
1) Qual o balanço que você faz de sua carreira até aqui?
Bem, apesar dos hiatos que fui obrigado a me submeter ao longo da minha carreira, acho que o saldo e o resultado dos projetos que criei foram em sua maioria bem positivos e com muito sucesso, até surpreendente para mim mesmo!
2) Em 1984 você decidiu se isolar em seu sitio em Saquarema e parar com a música. O que te levou a essa decisão ?
A resposta é muito complexa, e eu já falei muito sobre isso em várias oportunidades, mas eu prefiro resumir tudo em uma única resposta simplificada : Em um determinado momento da minha vida, caiu a ultima gota de uma gama enorme de motivos que já vinham se acumulando e se misturando em minha vida, como decepções junto as gravadoras com as suas constantes mudanças de direções que defasavam meus projetos em andamento e mais decepções com a minha própria infra-estrutura de trabalho que me cercava, além de problemas de ordem particular que desestabilizaram o meu emocional e foi quando eu então perdi totalmente a minha motivação para continuar atuando ! Não era honesto também continuar sem essa motivação, por isso parei, e fui me isolar com o meu violão e meu velho piano no meu sitio em Saquarema -RJ., onde fiquei durante alguns anos plantando batatas, além de observar a trajetória das formigas e também o comportamento social das galinhas, enquanto fazia uma auto-análise até me dar alta, e voltar para Belo Horizonte para resgatá-la nas montanhas do meu céu!
3) Em 1997 você recuperou sua motivação e retornou aos palcos. O que pesou para essa volta ? Bom, eu já estava conseguindo aos poucos recuperar essa motivação através dos amigos e parentes que me incentivaram e também através do bar que eu montei em Belo Horizonte chamado Doce Ilusão onde eu me apresentava nos finais de semana e que durou o suficiente para que isso acontecesse! Eu também começei a perceber que vários artistas estávam regravando minhas canções e isso também me serviu de grande estímulo, e foi então que resolvi vender o bar, montar uma banda e um show chamado No tempo, no Ar e no Coração e com ele, por novamente os pés na estrada!
4) Você é dono de uma das carreiras de maior sucesso no cenário artístico brasileiro. Mas mesmo assim as rádios insistem em dar espaço às músicas descartáveis. Como está vendo esse processo ?
Eu vejo com muita tristeza essa inversão de valôres que acontece por todos os lados e não só na musica! O dinheiro e o interesse meramente financeiro prevalescendo em detrimento dos talentos verdadeiros! Com algumas poucas exceções, é lamentável o que se vê e o que se ouve, hoje em dia nos meios de comunicação!
5) Você acabou de participar ao lado de Zeca Baleiro de um projeto da Lumearte Marketing Cultural do RJ. Qual foi a sensação de dividir o palco com ele ?
Sensação de redenção! (risos) Orgulho e satisfação! Prazer e honra total! Sem contar que construimos uma canção em parceria por ocasião desse evento chamada Sábado de Chuva e Sol. O Zeca para mim, é o cara! Simplesmente é ele quem está com a palavra para dizer a sua geração o que se espera de um compositor contemporâneo, o que ele faz com total competencia, humor e muito bom gosto!
6) Muitos artistas já regravaram suas músicas. Qual das interpretações que mais te fascinou ?
Bem, é sempre uma alegria imensa ouvir alguém interpretando minhas canções, mas não posso negar que a que mais me fascinou foi quando ouvi Vivendo Por Viver na voz de Roberto Carlos o que me levou inclusive aos prantos !
7) Recentemente você recebeu das mãos de Silvio Santos a coroa de prata no programa Rei Majestade do SBT. Essa vitória mostrou que Márcio Greyck está mais vivo do que nunca na música brasileira, não é mesmo?
(risos) Bem, pelo menos serviu para constatar que ainda existe em mim essa capacidade, quanto a minha interação e comunicação com os espectadores presentes, o que resultou nessa premiação!
8) Quais seus próximos projetos dentro da música ?
Eu estou muito entusiamado com tudo o que vem acontecendo comigo ultimamente e naturalmente criando perspectivas novas quanto ao futuro! Eu espero poder lançar algo novo, como um CD com canções inéditas e talvez um DVD antológico e também um atual!
9) Você canta e compõe com maestria. Qual dessas funções você mais tem prazer em atuar ?
Confesso que fico muito dividido quanto a isso! Eu sempre adorei o canto desde os dois ou três anos de idade em que me lembro, e eu já cantava os Baiões de Luiz Gonzaga, Jackson do pandeiro, Carmélia Alves ( Passain fuzil goioiola, foi cantá no abacatêlo,....hehe! ) A composição veio como uma nescessidade pois quando eu começei a minha carreira de cantor, os compositores estávam gravando eles próprios, as suas composições, não sobrando mais nada inédito para os intérpretes, obrigando me a ter que compor as minhas próprias! E eu então descobri esse fascinio e a delicia de compor! Os Beatles e a jovem guarda foram muito importantes também nesse meu processo de descoberta da composição!
10) Deixe seu recado final para todos os seus admiradores e fãs espalhados pelo país a fora. Primeiramente quero agradecer a oportunidade de me comunicar com o público do Site MVHP e dizer que foi um grande prazer poder bater esse papo com vocês e falar um pouco de mim! Valeu demais da conta!!!! Deixo um grande abraço a todos!
[ Fonte: http://www.marciogreyck.com.br/ ]
[ Editado por Pedro Jorge ]
CONTATOS
M greyck produções culturais
Tel: (0xx) 31- 34884416
Telefax: (0xx) 31- 34862038
SAIBA MAIS
Site oficial: www.marciogreyck.com.br
AMO O MARCIO ; POR ESTA CARACTERÍSTICA ( EXCLUSIVA DELE ) DE SER SIMPLES E AMOROSO , E TBM DELICADO E GENTIL , COM TODAS AS PESSOAS QUE TÊEM CONTATO COM ELE !!! MARCINHO , TE AMO !
ResponderExcluir