sábado, 23 de julho de 2011

Discoteca Pública [ MG ]

A Discoteca


Um lugar que preserva 60 anos de história da música popular brasileira gravada nos discos de vinil. A partir do acervo do colecionador e pesquisador musical Edu Pampani, a DISCOTECA PÚBLICA hoje contabiliza mais de 13 mil discos, entre LP’s de 10 e 12 polegadas e compactos de 7 polegadas, lançados a partir da segunda metade do século XX por inúmeros selos e gravadoras brasileiros e estrangeiros. Muitos deles já não existem mais e a memória de suas histórias resistem nos discos de artistas que ajudaram a projetar para o grande público.

Ao longo de várias décadas, a Música Popular Brasileira viveu diversos e peculiares momentos e movimentos. Da áurea época das rainhas do rádio e cantores populares – como foram “a Diva” Elizeth Cardoso e Orlando Silva, chamado de “A Voz” – até outras ondas sonoras que influenciaram sobre vida social e estética brasileiras por meio da Bossa Nova, Jovem Guarda, Tropicália, Clube da Esquina e o BRock 80. Catalogar os discos que contribuíram com essa parcela significativa da cultura brasileira é a missão da Discoteca Pública, que é um lugar onde o visitante apaixonado por música pode conhecer e conviver melhor com a “cultura do vinil”.

Localizada no tradicional e agradável bairro Floresta, na capital mineira, a Discoteca Pública está aberta ao público - colecionadores, dj’s, audiófilos e curiosos - para audições e pesquisas de segunda à sexta-feira, das 10 às 19 horas. No local, o visitante ainda pode obter informações e dicas quanto à manutenção de aparelhos, aquisição de agulhas, equipamentos e lugares de compra e troca de discos raros.

A partir do acervo foi iniciado um trabalho de catalogação de todo material gravado em forma de vinil por qualquer artista brasileiro, independente de estilo. Apesar de considerado ainda pequeno, o acervo possui algumas obras raras. Para contribuir nessa ação, a Discoteca Pública solicita aos artistas mineiros que possuem algum registro gravado em vinil (LP ou compacto) que faça uma doação, se possível, de um exemplar de cada obra para contribuir com essa pesquisa sobre o que foi gravado no Estado de Minas Gerais. Da mesma maneira, o público também pode fazer sua contribuição: se você possui em casa LP’s e quer se desfazer ou deseja um lugar que possa melhor cuidar deles, a Discoteca aceita doações. Basta entrar em contato.

Para incentivar o público a retomar o gosto e carinho pelos antigos “bolachões”, a Discoteca Pública realiza a cada dois meses a Feira do Vinil e CD’s Independentes, onde se reúnem várias lojas especializadas e colecionadores de vinis. Além disso, a Discoteca desenvolve ainda o projeto A Música Que Vem de Minas, que consiste em levar a produção musical independente de Minas Gerais a diversos lugares com a comercialização e distribuição de discos dos artistas em festivais, feiras e demais eventos por todo o Brasil e, ainda, resgatando a história da contribuição dos mineiros à Música Popular Brasileira através do blogwww.amusicaquevemdeminas.blogspot.com.

O público ainda pode encontrar aqui um guia de lojas especializadas em Belo Horizonte, chamado Mapa do Vinil, que reúne um cadastro de diversos parceiros e comerciantes de vinis da capital.

Você ainda pode ser um associado da Discoteca Pública. Entre no nosso site www.discotecapublica.com.br e cadastre-se para receber os informativos.

É assim que a Discoteca Pública segue o lema impresso nas milhares de capas de LP’s e compactos lançados no Brasil, reafirmando e comprovando que, realmente, “Disco é Cultura”.

Sejam todos bem-vindos!!!
DISCOTECA PÚBLICA

Direção geral e coordenação de acervo: Edu Pampani
Produção de conteúdo: Geo Cardoso e Flávia Reis


DICAS

A Música que vem de Minas
Toque Musical
300 Discos Importantes da Música Brasileira
Acervo Origens
Cantos & Encantos
Última Música do lado B
Abracadabra
Baú de Longplaying
BR Instrumental
Brasilian Nuggets
Discos de Umbanda
Feito pra Ouvir
Som Baratinho
Soul do Mundo
Um que Tenha
Vinyl Maniac
Outras Bossas
Poeira e Cantos


Blogs e Sites de Pesquisa

Museu Clube da Esquina
Dicionário Cravo Albin
Músicos do Brasil
Notas Musicais
Discos do Brasil
Memória Musical
Clique Music
Domínio Público
Instituto Moreira Salles
Teledramaturgia
MPB da Antiga
Jovem Guarda
Collectors
Rádio Forma e Elenco do Martoni

[ Fonte: discotecapublica.blogspot.com ]

[ Editado por Pedro Jorge, em 10/09/2011 ]


Conexão Vivo Apresenta - 25ª Feira do Vinil e CDs Independentes‏

Discoteca Pública comemora 6 anos com 25ª Feira do Vinil e CDs Independentes. Entidade celebra aniversário com crescimento de público interessado na cultura dos vinis, nova sede e projeto de catalogação digital do acervo.

Em relação a outras capitais brasileiras, Belo Horizonte se destaca por possuir um lugar onde a cultura do vinil se mantém viva e a pleno vapor. Nesse mês de novembro, a Discoteca Pública celebra seis anos de existência na capital mineira e comemora com a 25ª edição da Feira do Vinil e CDs Independentes, no dia 12 de novembro (sábado), na Galeria Inconfidentes na Savassi, das 10 às 17 horas.

O pesquisador musical e fundador da Discoteca, Edu Pampani, avalia esse ano como bom e de crescimento para a entidade. “Esse 2011 foi muito positivo e favorável para nós. Por conta da inclusão do projeto como uma das ações do Conexão Vivo as coisas deram uma boa adiantada. Já estamos na sexta edição da feira só esse ano, e completando a 25ª, com um número crescente de interessados pela cultura do ‘biscoito fino’”, destaca.

Além de encontrar vinis em tamanhos e formatos diversos – que vão desde os compactos de sete polegadas aos discos de dez e 12 polegadas – para compra, venda e troca, o visitante também pode conferir na Feira um grande número de CDs de artistas da música independente dos diversos estados do Brasil, com um representativo e especial acervo da música mineira.

A Nova Sede da Discoteca Pública
Mantendo-se no tradicional Bairro Floresta, a Discoteca Pública inaugurou no mês de agosto sua nova sede, na Rua Itaúna Nº 192, também com novo telefone: 2514-5710.

O lugar preserva 60 anos de história da música popular brasileira gravada nos discos de vinil. A partir do acervo do colecionador Edu Pampani, a nova Discotecs pública oferece melhores condições para preservar os mais de 13 mil discos, entre LPs de 10 e 12 polegadas e compactos de 7 polegadas, lançados a partir da segunda metade do século XX por inúmeros selos e gravadoras. 

Outra vantagem é que traz uma nova organização do acervo, beneficiando os pesquisadores e freqüentadores do espaço. “A nova sede deu uma melhor visibilidade ao acervo e a facilidade em se encontrar os discos também, por conta da nova organização interna. Agora, diariamente, é feita a catalogação dos discos, que são postados no blog. Já passam de 1.300, num formato mais estruturado e de fácil navegação para consultar artistas, gravadores, selos, etc.”, afirma Edu Pampani, que neste ano resolveu disponibilizar o acervo na página da discoteca, contendo todas as capas dos discos e informações adicionais.

Muitos dos discos existentes no acervo já não existem mais no mercado e nem foram reeditados em CD. A memória e histórias de inúmeros artistas projetados para o grande público no passado resistem nos discos, os famosos “bolachões”.

Além da Feira do Vinil e CDs Independentes, a Discoteca é responsável também pelo projeto A Música Que Vem de Minas, que consiste em levar a produção musical independente de Minas Gerais a diversos lugares com a comercialização e distribuição de discos dos artistas em festivais, feiras e demais eventos por todo o Brasil.

SERVIÇO
25ª Feira do Vinil e CDs Independentes
Data: 12 de novembro de 2011 (sábado), das 10 às 17 horas
Local: Galeria Inconfidentes (Rua Pernambuco, 1.000, Savassi/BH)
Entrada franca
Colecionador, Você Não Pode Ficar de Fora!!!
Disco é Cultura
Informações: (31) 2514-5710

[ Editado por Pedro Jorge, em 10/11/2011 ]

Um comentário:

  1. Na lista acima de blogs de música da net, bem que vc poderia colocar o link do meu ótimo (modéstia à parte) blog também, o "Mistura Brasileira". Segue ele:

    http://amisturabrasileira.blogspot.com

    ResponderExcluir